CONSTRUÇÕES, DELINEAMENTOS E DIÁLOGOS ENTRE O CORPO NA DANÇA E NAS ARTES VISUAIS

Autores

  • Monica Schreiber Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3640

Resumo

RESUMO: Esta investigação qualitativa com abordagem metodológica de revisão bibliográfica reflete sobre a relação dialógica entre o corpo dançante e a artes visuais, problematizando a linguagem hí­brida da performance. Em um primeiro momento, procura-se elucidar os conceitos e representações dos corpos nos contextos históricos das artes visuais e da dança, admitindo-se que o corpo foi desconstruindo formalizações e comportando novos espaços artí­sticos a partir do século XX. O artigo focaliza o corpo dançante hí­brido atuando como sujeito e como objeto artí­stico, no âmbito da performance, elencando, para tal intento, diferentes artistas que investigam esse corpo em suas possibilidades expressivas. O espaço de construção da performance abarca múltiplas possibilidades artí­sticas, pois permite o envolvimento de diferentes linguagens e corpos. Ao adentrar nas questões e conceitos da performance e da dança percebe-se que a comunicação entre as linguagens sempre esteve presente na história da arte e ainda, a imanência dos sujeitos em relação as profusões no ato de criar.

PALAVRAS-CHAVE: Linguagem; Corpo; Performance; Artes visuais; Dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Schreiber, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação (linha de pesquisa em Linguagem, Corpo e Estética) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Grupo de Pesquisa ELiTe - Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq), vinculada í  linha de pesquisa: Teatralidades, Artes do Corpo e Estudos da Performance na Educação. Especialista em Intermí­dias Visuais/Artes pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Paraná. Bailarina profissional (DRT 30303/PR) na Téssera Companhia de Dança da UFPR desde 2014.

Downloads

Publicado

28-10-2020

Como Citar

Schreiber, M. (2020). CONSTRUÇÕES, DELINEAMENTOS E DIÁLOGOS ENTRE O CORPO NA DANÇA E NAS ARTES VISUAIS. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3640