A ABORDAGEM SOMÁTICA DO MOVIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE PREPARAÇÃO CORPORAL: BREVE ANÁLISE DE PRÁTICAS CORPORAIS EM UMA MONTAGEM TEATRAL REALIZADA EM CONTEXTO ACADÊMICO

Autores

  • Amanda Pedrotti
  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3468

Resumo

A partir de questionamentos sobre o corpo na sociedade contemporânea e nas linguagens artí­sticas, o artigo busca reconhecer como respeitar as singularidades corporais de alunos de um curso de teatro em ní­vel superior durante o desenvolvimento de uma montagem teatral. São analisadas as práticas desenvolvidas no contexto de preparação corporal na criação do acontecimento cênico "Antes de falar já não se ouve" vinculado a disciplinas curriculares, que teve como abordagem de criação o Processo Colaborativo (Araújo, 2009), possibilitando um conhecimento maior sobre os elementos que compõem a cena, para além da atuação e da encenação. Através do reconhecimento da idealização de corpo vivenciada atualmente, foi possí­vel observar que isso também se destaca no campo das Artes Cênicas. Foi investigada e pesquisada a função de preparadora corporal, que teve como metodologia a Educação Somática (Bolsanello, 2005; 2010; 2012), auxiliando os alunos a tomarem consciência do seu próprio corpo e reconhecendo seus movimentos, tendo como ênfase não o que se aprende, mas como se aprende.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Pedrotti

Graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria. Participante dos grupos de pesquisa Teatro e Infâncias GETIs/CNPq e do Laboratório de Criação LACRI/CNPq. Participante do Programa de ExtençãoPráticas cênicas, escola e acessibilidade.Bolsista de extensão universitária no ano de 2017. Atriz e Bailarina.

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Lí­der do Grupo de Pesquisa Teatro Flexí­vel: Práticas Cênicas e Acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Coordenadora do Programa de Extensão Práticas Cênicas, escola e acessibilidade. Artista da cena.

Downloads

Publicado

28-10-2020

Como Citar

Pedrotti, A., & Berselli, M. (2020). A ABORDAGEM SOMÁTICA DO MOVIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE PREPARAÇÃO CORPORAL: BREVE ANÁLISE DE PRÁTICAS CORPORAIS EM UMA MONTAGEM TEATRAL REALIZADA EM CONTEXTO ACADÊMICO. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3468