A vanguarda interativa e a escrita de Hélio Oiticica

Autores

  • Giovane Sgarbossa Mossambani Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3347

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação realizada a respeito da escrita de Hélio Oiticica e suas relações com as outras formas de criação do artista. O texto funciona como uma introdução aos estudos da interação na obra heliana e procura demonstrar a forma com que a escrita de Oiticica, assim como suas "proposições" plástico-participativas, possui um sentido de instigar a interação do público com a obra. Verificou-se que os textos desse artista possuem teor essencialmente experimentais e dialogam com a compreensão que o escritor Walter Benjamin possuiu a respeito de como deve configurar-se uma vanguarda progressista. Para o entendimento da integralidade da proposta de escrita de Oiticica é dissecada, ainda, a compreensão do conceito de "antiarte" pelo artista e é observada a constância e solidez de sua prática pratica poética por meio das palavras, sendoa única forma de expressão artí­stica que se estende por toda a sua vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovane Sgarbossa Mossambani, Universidade Estadual de Londrina

Possui mestrado em Estudos Literários em andamento e Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Artes, com ênfase em História e Teorias da Arte; atua principalmente nos seguintes temas: Arte Bruta, Modernismo Brasileiro, Surrealismo e Primitivismo Cultural no séc. XX.

Downloads

Publicado

28-10-2020

Como Citar

Sgarbossa Mossambani, G. (2020). A vanguarda interativa e a escrita de Hélio Oiticica. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3347