JAIR MORAES E A DANÇA MASCULINA EM CURITIBA: PROPOSTA DE UMA CONSTRUÇÃO BIOGRÁFICA

Autores

  • Thomas de Lima Santos UNESPAR
  • Cristiane Wosniak UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2015.7.1.321

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre as narrativas da História Oral na criação de uma biografia. Pretende-se apresentar algumas memórias da vida do bailarino, maître e coreógrafo Jair Moraes e a Cia. Dança Masculina, refletindo a noção de "˜identidade', proposto por Zigmunt Bauman, como a composição de um quebra-cabeça aberto a diferentes interpretações. No contexto no espaço institucional público, a Cia. Dança Masculina Jair Morais também será apresentada enquanto personagem desta construção biográfica, auxiliando a produção de memória artí­stica em Curitiba e por consequência tornando-se instrumento da própria construção histórica.

Palavras-chave: biografia de dança. memória. identidade. história oral. Jair Moraes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thomas de Lima Santos, UNESPAR

Graduado no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Faculdade de Artes do Paraná. Foi membro (pesquisador colaborador) do projeto de pesquisa da professora Dra. Cristiane Wosniak, denominado: História(s) e memória(s) da dança em Curitiba sob a perspectiva dos espaços institucionais (2012-2013). Foi membro discente do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Artes (GIPA) da FAP, atuando na linha de pesquisa: Artes, Mí­dias, História e Patrimônio (2012-13). Participou como bolsista do Programa de Iniciação Cientí­fica/PIC da UNESPAR/FAP (2012-13), sob orientação da referida professora.

Cristiane Wosniak, UNESPAR

Orientadora do projeto de pesquisa. Doutora em Comunicação e Linguagens (Estudos de Cinema e Audiovisual) pela UTP. Mestra pelo mesmo programa. Especialista em Artes-Dança. Docente do Colegiado de Dança da Faculdade de Artes do Paraná. Atualmente é membro integrante do Grupo de Pesquisa CINECRIARE -cinema: criação e reflexão (UNESPAR/CNPq).

Downloads

Publicado

01-12-2015

Como Citar

Santos, T. de L., & Wosniak, C. (2015). JAIR MORAES E A DANÇA MASCULINA EM CURITIBA: PROPOSTA DE UMA CONSTRUÇÃO BIOGRÁFICA. O Mosaico, 7(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2015.7.1.321