POR UMA ESCOLA SEM LGBTIFOBIA: PROPOSTA TEATRAL DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Guaraci da Silva Lopes Martins Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Campus de Curitiba II
  • Claudemar Pedroso Lopes Colégio Estadual Guilherme Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3167

Resumo

O presente artigo resulta do interesse em analisar as contribuições do teatro na escola para a desestabilização de discursos excludentes associadas à construção de gênero e sexualidades. Para tanto, utilizou-se da pesquisa com abordagem qualitativa que associou a fundamentação teórica à pesquisa de campo. O estudo teórico se pautou nos autores com pesquisas voltadas para a pedagogia teatral e também para o processo construí­do das identidades de gênero. A pesquisa de campo ocorreu com estudantes do Ensino Médio inseridos em escolas da rede pública paranaense. No percurso desta investigação foi possí­vel constatar o desenvolvimento da percepção dos participantes envolvidos no que tange às configurações de gênero e o leque de multiplicidades e de enfrentamentos que envolvem esta temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guaraci da Silva Lopes Martins, Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Campus de Curitiba II

Bacharelado em Artes Cênicas/PUC-PR

Licenciatura em Teatrop/FAP

Especialização em Didártica para o Curso Superior/PUC/PR

Mestrado em Educação/TUIUTI

Doutorado em Artes Cênicas/PUC/PR

Claudemar Pedroso Lopes, Colégio Estadual Guilherme Maranhão

Graduado em Pedagogia/UNESPAR

Licenciatura em Teatro/UNESPAR

Downloads

Publicado

28-10-2020

Como Citar

Martins, G. da S. L., & Lopes, C. P. (2020). POR UMA ESCOLA SEM LGBTIFOBIA: PROPOSTA TEATRAL DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3167