PRÁTICA IMPROVISACIONAL E EFEITO CÔMICO: OFICINA APLICADA A ATORES E NÃO ATORES

Autores

  • Vítor Ângelo Vieira Berti Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR
  • Alvaro Bittencourt Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2960

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão a respeito da improvisação como potencial geradora do efeito cômico, a partir da apropriação dos elementos que compõem a criação teatral improvisada. Mediante oficina prática, realizada em estúdio do Teatro Laboratório da UNESPAR, Campus Curitiba II, aplicada a participantes voluntários, entre maio e junho de 2018, buscou-se analisar os efeitos possibilitados pela construção improvisacional que poderiam provocar o efeito cômico. Para elucidar a compreensão da improvisação teatral e sua prática, foram utilizados conceitos principalmente abordados por Mariana Muniz, partindo de Viola Spolin como fonte em comum, investigando a relação entre a vivência da improvisação e os estudos a respeito da comicidade, principalmente constatados por Henri Bergson em seu livro "O Riso – Ensaio sobre o significado do cômico" . A partir desses elementos, buscou-se correlacionar prática e teoria, a fim de identificar possí­veis caminhos independentes na improvisação, que viriam a contribuir com o entendimento acerca da produção de resultado cômico no teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vítor Ângelo Vieira Berti, Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR

Graduando do curso de Licenciatura em Teatroda Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR. Ator ativo na cidade de Curitiba, começando seu primeiro contato em 2003. Atualmente é integrante da Companhia Arvoredo de Teatro, cuja linguagem tem foco na comédia e improvisação teatral. Participou de diversos espetáculos de improvisação desde 2014, da Cia Arvoredo, e como ator convidado de outros grupos. Ministrou diversas oficinas e workshops, para diferentes públicos, de forma autônoma, assim como contratado por empresas e colégios.

Alvaro Bittencourt, Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR

Mestre em Performance Teatral pela Monash University-Melbourne/Austrália(2010), Especialista em Metodologia das Ciências FIES/UNIBEM(1997) e Bacharel em Artes

Cênicas-FTG/PUCPR(1988). A partir de 1980 participou de diversas peças teatrais, exercendo múltiplas funções. A última peça que dirigiu, "piscina [...]" de Mark Ravenhill, foi indicada a 3 prêmios no Troféu Gralha Azul. Entre 2012 e 2014 foi professor do Bacharelado em Teatro da PUC/PR e desde maio de 2014, é professor efetivo do curso de Licenciatura em Teatro da Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR, onde ministra disciplinas ligadas í  prática teatral. Seu atual foco de pesquisa é o trabalho fí­sico do ator.

Downloads

Publicado

13-02-2020

Como Citar

Vieira Berti, V. Ângelo, & Bittencourt, A. (2020). PRÁTICA IMPROVISACIONAL E EFEITO CÔMICO: OFICINA APLICADA A ATORES E NÃO ATORES. O Mosaico, 12(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2960

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)