O ESTÍMULO COMPOSTO COMO DISPOSITIVO DE CRIAÇÃO DE DRAMATURGIA HIPERTEXTUAL NA ESCOLA

Autores

  • Michele Louise Schiocchet UFPR

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2951

Resumo

Este artigo foca na análise de um processo colaborativo de pesquisa e de desenvolvimento de jogos cênicos que se serviram de uma apropriação da teoria dos estí­mulos compostos de John Sommers como base para a criação de atividades pedagógicas a serem aplicadas em uma escola estadual do municí­pio de Matinhos, Paraná. As atividades, que ocorreram no âmbito do projeto PIBID, buscavam explorar a performatividade de distintos elementos da cena, como figurino, som, adereços e cenário como disparadores ou dispositivos de criação, investigando possibilidades de composição de uma dramaturgia expandida e em tempo real. Para tal foram utilizadas diversas referências como o teatro imersivo, a dramaturgia procedimental, a hipertextualidade e o RPG desenvolvendo a partir destas uma série de experimentações práticas que culminaram em um jogo intitulado A Guerra dos Tronos. As atividades que foram concebidas por mim e pelos bolsistas do projeto tinham como intuito encontrar interfaces entre o ensino do teatro e o ensino de linguagens artí­sticas contemporâneas, utilizando-nos de uma abordagem crí­tica e experiencial do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Louise Schiocchet, UFPR

Michele Louise Schiocchet é técnica em desenho industrial (CEFET-PR) e em interpretação teatral (ET-UFPR). Posteriormente cursou disciplinas das artes visuais por três anos porém decidiu obter um bacharelado em estudos teatrais, que foi cursado na Universidade de Bologna (validado pela UFSC) e na Leipzig Universität (bolsista do programa ERASMUS). Em Janeiro de 2009, concluiu um mestrado em "Prática Como Pesquisa" em Performance na Central School of Speech and Drama (Performance Practices and Research) e em maio de 2015 conclui seu doutorado em teatro na UDESC, pesquisando a performance art como forma de resistência, contrapondo a experiência dos espaços alternativos de Nova York í  ideia de superidentificação. Michele viveu e trabalhou como artista e arte educadora no Brasil, Portugal, Itália, Alemanha e Inglaterra, tendo dedicado sua vida a diversos setores da arte, considerando-se uma artista e pesquisadora multidisciplinar. Michele participou como bolsista do programa de doutorado sanduí­che da Fulbright, transcorrendo 9 meses em Nova York no The Graduate Center- CUNY de Agosto de 2013 a maio de 2014, sob a orientação de Marvin Carlson. Atualmente é professora adjunta do curso de licenciatura em artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR – setor Litoral). Português brasileiro é sua lí­ngua nativa, porem também é fluente em Italiano, Espanhol, Inglês e tem grau de conhecimento intermediário de Alemão.

Downloads

Publicado

13-02-2020

Como Citar

Schiocchet, M. L. (2020). O ESTÍMULO COMPOSTO COMO DISPOSITIVO DE CRIAÇÃO DE DRAMATURGIA HIPERTEXTUAL NA ESCOLA. O Mosaico, 12(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2951