A DANÇA (RE)CODIFICADA SOB A PERSPECTIVA VIDEOGRÁFICA: ESTUDO DE CASO ´(DES)MUROS – LAB.OFICINA DE VIDEODANÇA

Autores

  • Isadora Ismerim Seara Universidade Estadual do Paraná, campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2019.11.1.2544

Resumo

O presente artigo, resultante do Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da autora, objetiva refletir sobre os aspectos técnicos e estéticos envolvidos na criação de um videodança narrativo elaborado por meio de um projeto de extensão universitária denominado (Des)Muros: Lab.Oficina de Videodança – coordenado pela Professora Doutora Cristiane Wosniak e ministrado de forma interdisciplinar pelo acadêmico Renan Turci – curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UNESPAR – Campus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná em 2018. Durante o percurso da pesquisa qualitativa, que se configura como um estudo de caso permeado com revisão bibliográfica, os aspectos que envolvem a conceituação da linguagem videodança em sua matriz simbiótica – corpo, câmera, movimento dançante e edição audiovisual –, são redimensionados pela intensa vivência da autora, possibilitada pela pesquisa participante, atuando, desde o princí­pio do projeto (março) até seu encerramento (outubro) como ministrante da oficina de dança e como coreógrafa da videodança. Para dar corpo a estes pensamentos e percursos investigativos, o presente artigo encontra-se ancorado em teorias/autores como: Raymond Bellour (1997), noconteúdo de hibridação ou simbiose midiática; Maí­ra Spanghero (2003) e Regina Miranda (2000), com o corpo e(m) interação tecnológica e Philippe Dubois (2004), Alexandre Veras Costa (2007), Arlindo Machado (2002) e Cristiane Wosniak (2008), na discussão especí­fica acerca da linguagem videodança.

Palavras-chave: corpo; câmera; dança; videodança; linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Ismerim Seara, Universidade Estadual do Paraná, campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP)

22 anos, graduada no curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança pela UNESPAR, artista, bailarina da Tessera cia de dança da UFPR. Possuo cursos de extensão universitária em técnica de Dança Moderna, composição coreográfica, improvisação e criação em dança e protagonismo feminino na Dança.

Downloads

Publicado

25-07-2019

Como Citar

Seara, I. I. (2019). A DANÇA (RE)CODIFICADA SOB A PERSPECTIVA VIDEOGRÁFICA: ESTUDO DE CASO ´(DES)MUROS – LAB.OFICINA DE VIDEODANÇA. O Mosaico, 11(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2019.11.1.2544