CORPOS ENCENAM, OLHARES EM CENA: Pornografia, pós-pornografia e a realização de um experimento fílmico

Camila Macedo Ferreira Mikos

Resumo


Este trabalho apresenta fragmentos da pesquisa que acompanhou a realização do curta-metragem experimento fílmico (2014), uma investigação audiovisual e autobiográfica sobre o processo de generificação dos corpos. Em diálogo com os estudos de gênero e sexualidade de aporte teórico pós-estruturalista (Foucault, 1999; Butler, 2003, 2013) e com pesquisas ligadas à pornografia audiovisual (Abreu, 1996; Williams, 1989), o artigo apresenta algumas considerações a respeito do olhar pornográfico hegemônico e sua implicação com a norma heterossexual. Em um segundo momento, o texto apresenta a emergência da pós-pornografia e a busca por forjar, mediante o entendimento da pornografia como uma tecnologia de produção de gênero e sexualidade, um outro olhar para os corpos, tensionando os limites da heteronorma. Em sua terceira e última parte, o texto apresenta reflexões pertinentes ao experimento fílmico, traçando relações entre o corpo em cena no curta-metragem e a teoria da performatividade de gênero, como formulada pela filósofa Judith Butler. 


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Referências


ABREU, Nuno Cesar. O Olhar Pornô: A representação do obsceno no cinema e no vídeo. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade/Judith Butler; tradução, Renato Aguiar. - 5a ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

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DUARTE, Larissa Costa. Iconografia e pós-pornografia – feminismo, subversão e teoria queer. In: I ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM, 2013, Londrina - PR. Anais, 2013.

FOUCAULT, Michel. A História da Sexualidade I: a vontade de saber. 13. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

PRECIADO, Beatriz. Posporno: excitación disidente. Revista Parole de Queer, n.4, p 12-19, jan 2010. Entrevista concedida a Parole de Queer.

WILLIAMS, Linda. Hard Core: Power, pleasure, and the “frenzy of the visible”. Los Angeles, University of California Press, 1989.


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