LUZ, CÂMERA, CAPTAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS MECANISMOS FEDERAIS DE FOMENTO E INCENTIVO AO AUDIOVISUAL BRASILEIRO APÓS O FIM DA EMBRAFILME

Autores

  • Igor Halter Andrade Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.2.1833

Resumo

O presente artigo apresenta uma a análise dos mecanismos federais de incentivo e fomento à produção cinematográfica no Brasil após o fim da Embrafilme nos anos 90. Em linhas gerais, a pesquisa segue um viés histórico-descritivo, com o intuito de despertar reflexões a partir de dados e elementos extraí­dos das respectivas leis, medidas provisórias e demais fontes, uma vez que tais enunciados regem o sistema brasileiro de cultura com reflexos, inclusive, no setor privado. Para tanto, foi delineada uma abordagem acerca das polí­ticas culturais e da economia cultural no Brasil que privilegia um teor crí­tico sobre as transformações que ocorreram em tais âmbitos. O objetivo do presente texto é a compreensão dos aspectos históricos que levaram aos modelos atuais de gestão, principalmente após o decreto de extinção da Embrafilme, em março de 1990, e a privatização das empresas estatais na mesma década, que geraram consequências graves em todo o setor cinematográfico.

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Biografia do Autor

Igor Halter Andrade, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Bacharel em Cinema (2016) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Graduando em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador do grupo de extensão Clí­nica de Direito e Arte/UFPR.

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Publicado

01-12-2017

Como Citar

Andrade, I. H. (2017). LUZ, CÂMERA, CAPTAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS MECANISMOS FEDERAIS DE FOMENTO E INCENTIVO AO AUDIOVISUAL BRASILEIRO APÓS O FIM DA EMBRAFILME. O Mosaico, 9(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.2.1833