O Falar Cinematográfico: Texto e Voz na Narrativa de Ficção

Autores

  • Henrique dos Santos Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná - FAP

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1831

Resumo

Ao intuito de refletir sobre as funções e as formas do diálogo dramático presente no roteiro cinematográfico se dá a intenção dessa pesquisa buscando se afastar da armadilha que são os métodos construtivos para constituir uma análise a respeito do uso do diálogo no cinema e nas artes que o influenciaram ao longo dos anos de forma a apontar caminhos possí­veis para se conceber a estrutura dos diálogos no roteiro. Compreende-se na analise toda a particularidade da comunicação humana e seus ní­veis de expressão; compreende-se que falar sobre diálogo no cinema, e nas artes que o influenciam, é uma história que se confunde por vezes com a história da própria narrativa, visto que diálogos são proferidos em diferentes ní­veis por um narrador, quer seja ele um narrador real em sua presença fí­sica, quer ele esteja representado no escritor literário ou na presença em cena da câmera escolhendo seus objetos de "contação" ; compreende-se o diálogo em sua função primordial e meios alternativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique dos Santos, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná - FAP

Graduado em Cinema e Ví­deo e atuante no mercado como roteirista desde 2015.

Referências

CASA Vazia. Direção: Kim Ki-duk. Produção: Kim Ki-duk. Coréia do Sul, Japão. Kim Ki-duk film e Cineclick Asia, 2004. DVD (88 min), NTSC, color.

GILLES, Girard; OUELLET, Réal. O universo do teatro. Portugal: Livraria Almedina Coimbra, 1980.

INTERVENÇíO Divina. Direção: Elia Suleiman. Produção: Humbert Balsan. França, Marrocos, Alemanhã, Palestina. Arte France Cinéma, 2002. DVD (92 min), NTSC, color.

MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princí­pios da escrita de roteiro. 5. Ed. Curitiba: Editora Arte & Letra, 2006.

MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princí­pios da escrita de roteiro. 5. Ed. Curitiba: Editora Arte & Letra, 2006.

O PÂNTANO. Direção: Lucrécia Martel. Produção: Lita Stantic. Argentina. 4k films, 2001. DVD (103 min), NTSC, color.

O SEGREDO de Brokeback Mountain. Direção: Ang Lee. Produção: Diana Ossana e James Schamus. E.U.A. Focus Features, 2005. Blu-ray (134 min), NTSC, color.

PRAIA do futuro. Direção: Karin Ainouz. Produção de Hank Levine e Geórgia Costa Araújo. Brasil. Coração da Selva, Heink Levine film, 2014. DVD (107 min), NTSC, Color.

PULP Fiction – Tempo de Violência. Direção: Quentin Tarantino. Produção de Lawrence Bender. E.U.A. Miramax, 1994. DVD (156 min), NTSC, color.

TARANTINO, Quentin; AVARY, Roger. Pulp fiction screenplay. IMSDB. 1993. Disponí­vel em: <http://www.imsdb.com/scripts/Pulp-Fiction.html>. Acesso em: 12 de Nov. de 2014.

VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas mí­ticas para escritores. 2. Ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S.A., 2006.

Downloads

Publicado

01-06-2017

Como Citar

Santos, H. dos. (2017). O Falar Cinematográfico: Texto e Voz na Narrativa de Ficção. O Mosaico, 9(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1831