SANTIAGO: O CINEMA DE AFETOS DE JOÃO MOREIRA SALLES

Autores

  • Túlio Souza Vasconcelos Especialista em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco, Unicap

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1814

Resumo

Narrado em primeira pessoa, na voz do irmão Fernando Moreira Salles, Santiago é um filme sobre afetos, memória, identidade e natureza do documentário. Na ocasião da filmagem, esse material chegava a 30 mil páginas, cuidadosamente acomodadas no pequeno apartamento do Leblon onde vivia o ex-mordomo e as filmagens foram realizadas. As imagens para o filme foram feitas em 1992 e Moreira Salles sentiu-se impossibilitado de montá-las. Retomou o projeto 13 anos depois e conseguiu editar o material. Há uma tendência de uma estética do afeto no documentário brasileiro contemporâneo, tendo em vista certas maneiras de filmar, modos de constituição das imagens, procedimentos formais e estéticos assumidos pelas obras. É o caso, por exemplo, da recorrência com que o afeto surge para pensar a estética do fluxo no cinema contemporâneo. Em Santiago, Moreira Salles deixa transparecer abordagens guiadas pelo afeto e pela proximidade e pelo desejo de proximidade com o objeto do filme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Túlio Souza Vasconcelos, Especialista em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco, Unicap

Especialista em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco, Unicap (2016) e Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (2013). Tem experiência na área de comunicação, radiojornalismo, jornalismo opinativo, produção audiovisual e assessoria de imprensa. É integrante dos coletivos Alastrado Produções e La Sangre Mamute Produções, grupos independentes de artistas que desenvolvem trabalhos na área de cinema e teatro. Trabalha com cinema, principalmente Produção, Direção de Produção e Produção Executiva. Tem interesse nas seguintes áreas: Cinema, Teatro, Narrativas, Semiótica e Dramaturgia.

Referências

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder: a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

ESTADíO. Santiago: uma entrevista com João Moreira Salles, 2009. Disponí­vel em: <http://cultura.estadao.com.br/blogs/luiz-zanin/title-519/>. Acesso em: 04 out. 2015.

FELDMAN, Ilana. "O apelo realista: uma expressão estética da biopolí­tica". In: HAMBURGER, E. ET AL (org.) Estudos de Cinema Socine. São Paulo: Fapesp/Annablume, 2008.

MEDINA, Cremilda. O signo da relação. Comunicação e pedagogia dos afetos. Paulus. 2006.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus, 2005.

OLIVEIRA, Erika. A construção do afeto nos filmes "Nelson Freire" e "Santiago", de João Moreira Salles. Dissertação de Mestrado – Universidade de Brasí­lia. Brasí­lia, 2013.

RAMALHO, Fábio. O amor pelas imagens: afeto, repertório e espectatorialidade no cinema. Tese de Doutorado – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2014.

SALLES, João Moreira. A dificuldade do documentário. In: MARTINS, José de Souza, ECKERT, Cornélia e NOVAES, Sylvia Cainby. O Imaginário e o poético nas ciências sociais. São Paulo: Edusc, 2005. Cap. 03, p. 57 – 71.

Downloads

Publicado

01-06-2017

Como Citar

Vasconcelos, T. S. (2017). SANTIAGO: O CINEMA DE AFETOS DE JOÃO MOREIRA SALLES. O Mosaico, 9(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1814