ASPECTOS POÉTICOS E PEDAGÓGICOS NAS CRIAÇÕES TEATRAIS DE PETER BROOK E ARIANE MNOUCHKINE

Autores

  • Gabriela P. Fregoneis
  • Luciana Paula Castilho Barone

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2009.1.2.1488

Resumo

Este artigo aborda um estudo comparativo entre os procedimentos teatrais do
diretor inglês Peter Brook, fundador do Centro Internacional de Pesquisa Teatral, e dafrancesa Ariane Mnouchkine, diretora do Théâtre du Soleil, a partir da interculturalidade, dosprocessos de criação (e sua condução pedagógica) e da atualização de Shakespeare –analisando as diferenças entre as abordagens dos encenadores em cada um destes aspectos.


PALAVRAS-CHAVE: Processos criativos; Pedagogia; Poética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela P. Fregoneis

Graduanda no curso de Artes Cênicas – Interpretação. Projeto desenvolvido junto í  linha de pesquisa"Processos Criativos" no Núcleo de Estudos: Artes e Performance, orientado pela Profa. Dra. LucianaBarone. O Trabalho de Iniciação Cientí­fica (iniciado em agosto de 2008) se desenvolve com bolsa daFundação Araucária, vinculada ao Programa Institucional de Iniciação Cientí­fica – PIC –
FAP/UNESPAR.

Luciana Paula Castilho Barone

Doutora em Multimeios pela UNICAMP; Lí­der do Grupo de Pesquisa Artes e Performance da FAP;professora de Teatro da FAP.

Downloads

Publicado

01-12-2009

Como Citar

Fregoneis, G. P., & Barone, L. P. C. (2009). ASPECTOS POÉTICOS E PEDAGÓGICOS NAS CRIAÇÕES TEATRAIS DE PETER BROOK E ARIANE MNOUCHKINE. O Mosaico, 1(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2009.1.2.1488