: Nova Chamada

EMENTA DO DOSSIÊ:

 

Esta edição da Revista O Mosaico dedica-se a reunir pesquisas oriundas de estudantes de graduação e pós-graduação do campo do Cinema e Audiovisual. O Grupo de pesquisa CineCriare: Cinema Criação e Reflexão (Unespar/CNPq) e o LICA - Laboratório de Investigação em Cinema e Audiovisual da Unespar, comprometidos com o desenvolvimento das investigações em cinema e audiovisual, propõem a realização deste dossiê com o intuito de promover a divulgação e o acesso a pesquisas consideradas como artística e cientificamente consistentes e relevantes para as artes cinematográficas e audiovisuais.

Assim, este dossiê também pretende abarcar trabalhos que tomem a própria realização artística/audiovisual como objeto de pesquisa e produção de conhecimento e, por isso, selecionaremos artigos de escrita autoral que autenticamente coloquem conceitos, ideias, teorias e referências estéticas em diálogo com o Cinema e o Audiovisual.

 

Posto estes apontamentos, o dossiê será organizado na reunião de artigos que dão o tom da multiplicidade das vozes que possibilitam pensar o Cinema, a partir dos seguintes eixos:

I) Cinema, Gênero e Sexualidade

II) Cinema e Educação

III) Reflexões sobre Processos de Criação

IV) Estudos da Narrativa Fílmica, Gênero Cinematográfico e Cinema de Autor

V) Cinema: diálogos com outras áreas, linguagens e saberes

VI) Artes Audiovisuais

VII) História e Política no Cinema e no Audiovisual

 

  • O artigo poderá ter, no máximo, dois autores/as.
  • O artigo enviado será submetido a uma avaliação pelo comitê científico (pareceristas ad hoc) da Revista, que o analisará e indicará se o texto está aprovado ou não para compor o número especial da Revista O Mosaico dedicado ao Cinema.
  • Procedimentos para submissão: a submissão deve ser feita exclusivamente através de preenchimento de CADASTRO do autor no portal de periódicos da Unespar: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/index. Caso o artigo tenha mais de um autor, apenas um deles necessitará fazer o cadastro no sistema, indicando, em local apropriado, o nome do outro autor. Seguir os seguintes passos: a) iniciar submissão, confirmando as condições para tal; b) realizar a transferência do arquivo (extensão doc ou docx); c) inserir metadados da submissão (nome do autor, título, resumo, e-mail, breve descrição do currículo (resumo da biografia), filiação institucional etc. É neste momento que, se for o caso, deve ser inserido o nome do outro autor no campo “incluir autor”; d) (Opcional) transferir arquivos adicionais; e) confirmar submissão.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES:

 

a) O arquivo do artigo deve ser encaminhado até às 24h do dia 01 de outubro de 2017, dentro das normas.

b) A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição à pesquisa acadêmica, dentro do campo dos estudos do cinema e do audiovisual, bem como a originalidade do tema ou da abordagem, a consistência e o rigor teórico-artístico e a qualidade do texto escrito.

d) Os artigos deverão ter entre 12 e 20 páginas, incluindo todos os elementos necessários (resumo, resumo em língua estrangeira, referências, notas). Devem vir acompanhados de título centralizado e negritado, resumo (entre 150 e 250 palavras) e palavras-chave (no mínimo três e no máximo 5), em português e em língua estrangeira.

e) Na segunda linha após o título, alinhado à direita, deve vir o(s) nome(s) do(s) autor(es) com nota de rodapé indicando titulação, instituição e e-mail para contato.

f) Pede-se que os textos sejam justificados, digitados em espaço 1,5, fonte Arial, corpo 12. As citações com mais de três linhas devem vir sempre em novo parágrafo, com recuo de 4 cm, em corpo 10, espaço simples, sem aspas.

g) As referências bibliográficas deverão conter exclusivamente os autores e os textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT (10520 - Agosto 2002 e 6023 - Agosto 2002).

h) As notas de rodapé, se necessárias, devem estar em Arial, em corpo 10, espaço simples.

 

REVISÃO:

 

Os textos deverão estar revistos pelas/os suas/seus autoras/es, inclusive no que se refere às normas da Língua Portuguesa padrão. Não teremos como fazer revisão gramatical/textual dos textos, logo, essa questão é de inteira responsabilidades das/os autoras/es.

 

PRAZOS:

 

prazo de submissão do texto e do currículo à Revista O Mosaico é 01/10/2017, postando o artigo, mediante a realização de cadastro, no site da Revista O Mosaico (http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/index), para avaliação dos pareceristas da revista.

 

Previsão de publicação do dossiê: dezembro de 2017.