Os planejamentos educacionais e o regime de colaboração: o PAR no contexto municipal

Autores

  • Milene Dias Amorim Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS campus de Naviraí­ e Ivinhema

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2016.18.02.958

Resumo

Resumo: É utilizando a cultura do planejamento que, nas últimas duas décadas, o Ministério da Educação vem pretendendo atingir suas prioridades de regularização dos í­ndices de desempenho e de fluxo escolar do alunado; alia-se a essas planificações, a concretização do regime de colaboração. Por esse motivo, o estudo em questão tem por objetivo apresentar, por meio dos grandes planejamentos educacionais, a necessidade de efetivação do regime de colaboração apresentadas em seus textos, bem como, os seus impactos no âmbito municipal, tendo como principal objeto o Plano de Ações Articuladas. Para tanto, utilizou-se análises bibliográficas e documentais. Houve, também, levantamento de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores de um municí­pio do estado de Mato Grosso do Sul. Os achados sinalizam para uma falta de esclarecimento, pelos planejamentos citados, sobre a responsabilidade de cada ente federado para com a educação, o que pode causar a inexecução do regime de colaboração; apontam, também, para uma autonomia relativa e certa fragilidade municipal em qualificar a educação local, sobretudo financeiramente, o que os faz dependentes frente ao processo de municipalização desordenado.

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Biografia do Autor

Milene Dias Amorim, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS campus de Naviraí­ e Ivinhema

Graduação em Pedagogia e Mestrado em Gestão e Polí­ticas Públicas Educacionais pela Universidade Federal da Grande Dourados;

Professora dos cursos de Letras, Pedagogia e Licenciatura em Geografia no Centro de Ensino de Naviraí­/MS - 2011-2012;

Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul campus de Naviraí­ - 2012-2013;

Supervisora Pedagógica do SENAI unidade de Naviraí­ - 2013-2015

Professora das Licenciaturas em Quí­mica e Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul campus de Naviraí­ e Ivinhema - 2016-atual.

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Entrevistas:

COORDENADOR 1. Dourados. [Entrevista]. Dez. 2010. Entrevistadora: Milene Dias Amorim. Arquivos de Pesquisa. Dourados-MS.

COORDENADOR 2. Dourados [Entrevista]. Dez. 2010. Entrevistadora: Milene Dias Amorim. Arquivos de Pesquisa. Dourados-MS.

COORDENADOR 3. Dourados [Entrevista]. Dez. 2010. Entrevistadora: Milene Dias Amorim. Arquivos de Pesquisa. Dourados-MS.

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Publicado

08-06-2017