Artigos Religiosos no(s) Pentecostalismo(s): Estudo das relações dos bens simbólicos na geração de economia local de Rio Grande da Serra, periferia urbana no Grande ABC Paulista

Autores

  • marcos scarpioni Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2016.18.01.874

Resumo

Este artigo visa compreender como são ou estão estabelecidas algumas das relações dos bens simbólicos produzidos nas religiões cristã pentecostais com a economia local de Rio Grande da Serra - periferia urbana no Grande ABC. Embasado no sistema de fluxo de economia, nossa pergunta principal seria: Em que medida o capital simbólico gerado e distribuí­do nessas instituições, gerariam avanços culturais socioeconômicos, sociopolí­ticos no cotidiano dos indiví­duos na região central e periférica de Rio Grande da Serra? De que forma os bens simbólicos estariam condicionados ao Código de Defesa do Consumidor e assim concorreriam para melhoria da economia local? Para análise, servirmo-nos da observação empí­rica da distribuição desses bens materiais "consagrados" em reuniões cúlticas, verificação dos produtos religiosos disponí­veis nos estabelecimentos comerciais na região. E por fim, contatamos a Associação Comercial, Industrial e Agricola de Rio Grande da Serra para verificarmos a existência de dados sobre essas relações. Embora, os artigos religiosos gerem um capital social para os grupos religiosos que o produzem e os consomem, todavia, não contribuem para a geração de economia local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

marcos scarpioni, Universidade Metodista de São Paulo

Aluno especial de doutorado em Ciência Ambiental USP, Mestre em Ciências da Religião UMESP, Especialista em Direito Ambiental C.U.I.UNINTER, MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável FATEC INTERNACIONAL UNINTER, Bacharel e Licenciado em Quí­mica C.U.F.S.A.

Referências

AGIER, Michel. Antropologia da Cidade: lugares, situações, movimentos. [trad. Graças índias Cordeiro]. São Paulo: Terceiro Nome, 2011. p. 143-147.

ASSOCIAÇíO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGRíCOLA DE RIO GRANDE DA SERRA. Disponí­vel em: Acesso em: 28.05.2014.

BíBLIA SAGRADA. [trad. João Ferreira de Almeida]. São Paulo: Vida, 1984. p. 198-199.

BORGES, Alex Fernando; et. al. "Empreender Com Fé": Configurações do Processo Empreendedor em Empresas de Artigos Religiosos na Cidade de Ituiutaba – Minas Gerais. In: VIII EGEPE – Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. 2014, Goiânia. Anais... Goiânia: 24-26.mar/2014. p.1-16.

BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. 6ª ed. 1ª reimpressão. [int. trad. seleção. Sérgio Miceli]. São Paulo: Perspectiva, 2007.

___________________. O Poder Simbólico, 12ª ed. [trad. Fernando Tomaz]. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2009.

CAMPOS, Leonildo Silveira. Evangélicos, Pentecostais e Carismáticos na mí­dia radiofônica e televisiva. Revista USP, São Paulo, n.61, p.146-163, mar./mai.2004.

___________________. Bí­blias no Mercado: O poder dos consumidores e a competição entre os editores – O caso da Sociedade Bí­blica do Brasil. Rever, São Paulo, ano 12, n.02, p.35-61, jul/dez.2012.

SANTOS, Gisele do Rocio Cordeiro Mugnol; MOLINA, Nilcemara Leal; DIAS, Vanda Fattori. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. Curitiba: IBPEX, 2008.

CORTÊS, Mariana. O mercado pentecostal de pregações e testemunhos: formas de gestão do sofrimento na periferia. Disponí­vel em: <http://www.anpocs.org/portal/ index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=8486&Itemid=429> Acesso em 17.09.2013.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. 1ª ed. [trad. Rogério Fernandes]. São Paulo: Martins Fontes, 1992. pdf.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. O Novo Dicionário Aurélio da Lí­ngua Portuguesa. 3ª. Ed. [1ª. impressão, revista e atualizada]. São Paulo: Positivo, 2004.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. 1ª ed. [13ª reimpressão]. Rio de Janeiro: Gen/LTC, 2008. p.65-103.

HORíCIO, Noel Aparecido. Entrevista concedida í Marcos Scarpioni. Rio Grande da Serra – SP, 03 Jul.2014.

LAVALLE, Adrián Gurza; CASTELLO, Graziela. Benesses desse mundo: Associativismo religioso e inclusão socioeconômica. Novos Estudos, São Paulo, n.68, p. 73-93, mar./2004.

LIMA, Maria Érica de Oliveira; TRASFERETTI, José. O cenário religioso de bens simbólicos: da produção ao consumo. RASTROS. Ano VIII, n.08, p.38-51, out.2007.

MENDONÇA, Antônio Gouvêa. Protestantes, Pentecostais e Ecumênicos: O campo religioso e seus personagens. [Org. Leonildo Silveira Campos]. 2ª ed. reformulada e definitiva. São Bernardo do Campo – SP: Umesp, 2008.

PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira. Fé na prateleira de vendas: A sedução do marketing religioso. Disponí­vel em:<http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/ f/f6/GT4Texto006.pdf>Acesso em: 15.05.2014.

PRANDI, Reginaldo. Religião Paga, Conversão e Serviço. Novos Estudos. n. 45, p. 65-77, jul./1996.

PIERUCCI, Antônio Flávio. O Desencantamento do Mundo: Todos os passos do conceito de Max Weber. São Paulo: Editora 34, 2003.

RIVERA, Paulo Barrera. Tradição, transmissão e emoção religiosa – Sociologia do protestantismo contemporâneo na América Latina. São Paulo: Olhod"™água, 2010.

RIVERA, Dario Paulo Barrera. (Org.). Evangélicos de periferia urbana em São Paulo e Rio de Janeiro – Estudos de sociologia e antropologia urbanas. Curitiba: Editora CRV, 2012.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1997.

______________. O espaço do cidadão. 5ª ed. São Paulo: Nobel, 2000.

______________. O espaço dividido. São Paulo: Edusp, 2008.

SEBRAE. Loja de livros e artigos religiosos. Disponí­vel em: Acesso em: 16.05.2014.

SILVA, Ivan de Oliveira. Relação de consumo religiosa. Disponí­vel em: Acesso em: 24.04.2014.

VILHENA, Maria Ângela. Ritos: Expressões e Propriedades. São Paulo: Paulinas, 2005.

Downloads

Publicado

07-11-2016