AS POLÍTICAS ECONÔMICAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO E A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594373.2015.17.02.743Resumo
O presente trabalho apresenta-se como uma tentativa de situar historicamente o trabalho na sociedade capitalista, por meio da análise das relações estabelecidas entre as políticas de desenvolvimento econômico e a educação no Brasil, vislumbrando os limites e as possibilidades do trabalho constituir-se ou não como princípio educativo. O objeto de estudo são as relação existentes entre desenvolvimento e educação, estas, inseridas no contexto das políticas desenvolvimentistas protagonizadas no Brasil a partir de 1930, na reforma dos Estados Nacionais a partir de 1980-1990 e em como a redefinição do papel dos Estados influenciou na prática da desregulamentação do mundo do trabalho e suas implicações recentes na educação pública do país. Como referencial teórico e metodológico, o Materialismo Histórico Dialético possibilita por meio das categorias de desenvolvimento, Estado, trabalho e educação, analisar o Brasil e suas linhas gerais de desenvolvimento, tendo como referenciais centrais neste trabalho a concepção educacional de Antonio Gramsci e os trabalhos de autores marxistas. A partir desses, conclui-se que o trabalho como princípio educativo e como princípio metodológico, ainda é a forma em potência mais revolucionária de que dispõe o trabalhador.
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