A aprendizagem do conteúdo desenvolvimento embrionário auxiliado por uma atividade prática realizada pelo PIBID

Autores

  • Bruno Amorim Silveira Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB,Itapetinga, BA, Brasil.
  • Obertal da Silva Almeida Professor Assistente do Departamento de Ciências Exatas a Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Campus de Itapetinga-BA
  • Nádia Amorim Pereira Amorim Pereira Mestre em Genética e Biodiversidade, Professora do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães de Itapetinga-BA
  • Odair Lacerda Lemos Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Campus de Vitória da Conquista

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2015.17.02.570

Resumo

No contexto do ensino de Biologia uma estratégia que vem sendo utilizada cada dia mais nas escolas são as atividades práticas, onde os alunos podem interagir de maneira mais dinâmica, ligando os conteúdos teóricos e práticos. No intuito de formar profissionais mais familiarizados com essas atividades e auxiliar também na melhor formação dos alunos o PIBID, surgiu como uma excelente forma de preparar o graduando em Ciências Biológicas para a vivência no ambiente escolar. Este trabalho tem como objetivo verificar a eficiência de uma atividade prática realizada pelo PIBID no processo de aprendizagem do conteúdo desenvolvimento embrionário. Os dados deste trabalho foram coletados em uma turma de 2º ano do ensino médio do Colégio Modelo Luí­s Eduardo Magalhães do municí­pio de Itapetinga-BA. Foi aplicada uma atividade prática, sendo aplicados questionários antes e depois da prática. Foi feita também uma análise da quantidade de acertos das questões em um prova da unidade aplicada pela professora regente referente ao assunto abordado na atividade prática. Os resultados encontrados na análise dos questionários dos alunos mostram que a aplicação das atividades elaboradas pelos bolsistas de ID cumpriu os objetivos que foram propostos pelas mesmas e mais uma vez essa análise dos acertos obtidos nas provas dos alunos também serviu para reafirmar a importância da realização dessas atividades no processo de aprendizagem dos alunos e para formação dos bolsistas de ID reforçando a importância do programa no processo de aprendizagem por parte dos alunos e auxiliando os professores na elaboração destas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Obertal da Silva Almeida, Professor Assistente do Departamento de Ciências Exatas a Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Campus de Itapetinga-BA

Mestre na área de concentração em Fitotecnia, Professor assistente lotado no Departamento de Ciências Exatas e Naturais na área de Ensino de Ciências

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (Capes). Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í Docência. 2008. Disponí­vel em: < http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid> Acesso em: 24/03/15.

CALLEGARI-JACQUES, Sidia M. Bioestatí­stica: princí­pios e aplicações. Porto Alegre: Artemed, 2003. 255p.

FULAN, J. A., et al. A aplicação de aulas práticas no ensino de ciências e Biologia no municí­pio de Humaitá – AM. Rev. Simbio-Logias, V. 7, n.10, Dez/2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIMA, Daniela Bonzanini de. O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio. 2012. 48f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Biociências, Porto Alegre, RS, 2012.

______; GARCIA, Rosane Nunes. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1. 2011.

MIRANDA, Viviane Bernardes dos Santos et al. A importância da atividade prática no ensino de biologia. Revista de Educação, Ciências e Matemática v.3 n.2. 2013.

SCHNEIDER, Eduarda Maria; TOBALDINI, Barbara Grace; FERRAZ, Daniela Frigo. O uso de modalidades didáticas no contexto do PIBID e o ensino por investigação. In: X ANPED, 2014, Florianópolis. Resumos... Florianópolis: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2014, p.1-12.

SILVA, R. T.; CURSINO, A. C. T.; AIRES, J. A.; GUIMARíES, O. M. Contextualização e experimentação uma análise dos artigos publicados na seção "experimentação no ensino de quí­mica". Ensaio – Pesquisa em Educação e Ciência, v.11, n.2, p.1-22, 2009.

SILVA, Francivania Santos Santana da; MORAIS, Leile Jane Oliveira; CUNHA, Iane Paula Rego. Dificuldades dos professores de Biologia em ministrar aulas práticas em escolas públicas e privadas do municí­pio de Imperatriz (MA). Revista UNI, Imperatriz, MA. 2011.

SOUZA, Rosana Wichineski de Lara de. Modalidades e recursos didáticos para o ensino de biologia. REB, 7 (2): 124-142, 2014.

VASCONCELOS A. L. S.; COSTA, C. H.C.; SANTANA, J. R.; CECCATTO, V. M. Importância da abordagem prática no Ensino de Biologia para a Formação de Professores licenciatura Plena em Ciências / Habilitação em Biologia/Quí­mica - UECE) em Limoeiro do Norte – CE. 2002. Monografia (Graduação / em Licenciatura em Ciências da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos) Limoeiro do Norte – CE, 2002.

ZAMUNARO, Ana Noêmia Braga Rocchi. A prática de ensino de ciências e biologia e seu papel na formação de professores. 2006. 243f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência), Universidade Estadual Paulista, Campus Universitário de Bauru, Faculdade de Ciências, Bauru, SP, 2006.

Downloads

Publicado

15-06-2016