INCLUSÃO ESCOLAR: PERSPECTIVAS ACERCA DO TRABALHO DOCENTE NA LAPA-PR

Autores

  • Rayane Regina S. Gasparelo
  • Angelita Mantina Cardoso Coelho

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2015.17.01.526

Resumo

Este estudo apresenta algumas reflexões sobre a inclusão escolar, temática interessante e prática desafiadora, seja para os docentes em sala de aula, para a escola como um todo, licenciados em formação e para as polí­ticas de educação inclusiva. Os estudos nesta área têm apontado que o trabalho desenvolvido com estes alunos precisa acontecer coletivamente, com docentes, gestores e famí­lia compartilhando as responsabilidades, compreendendo os limites apresentados por cada um, respeitando as diferenças, valorizando, ao máximo, habilidades e competências de forma abuscar estratégias em que o conhecimento seja propiciado de forma significativa para todos, independente das limitações. Considerando estes pontos, tivemos como objetivo neste trabalho, apresentar os desafios diários que os docentes encontram com os alunos inclusos no ensino regular, se os mesmos se consideram aptos para exercer sua profissão nesse contexto e as alternativas que estão sendo utilizadas para trabalhar com estes alunos. Para tanto, a pesquisa traz o aporte bibliográfico e análise de questionários que foram aplicados em uma escola municipal da Lapa-PR. A análise de conteúdo revelou muitos pontos que precisam ser pensados, como, turmas com grande número de alunos dificultando o trabalho individualizado que o professor precisa desenvolver com os alunos inclusos; tempo restrito para se trabalhar com todos os conteúdos de forma diversificada e dificuldade de encontrar atividades e materiais didáticos que auxiliem no processo de ensino aprendizagem dos alunos inclusos. Outro ponto observado é que os docentes, mesmo com poucas condições temporais e materiais não deixam de buscar alternativas para desenvolver suas aulas de maneira mais significativa. Nesse sentido, percebe-se e evidencia-se a importância da formação inicial e continuada destes profissionais, bem como a participação da famí­lia, da comunidade, da sociedade como um todo nos processos de decisões acerca do trabalho educativo, além das polí­ticas educacionais que precisam ser implementadas efetivamente para que a educação inclusiva aconteça.

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Publicado

19-06-2015