Abordagem prática no conteúdo "˜densidade' com estudantes do Ensino Fundamental

Autores

  • Bruna Maria Caznok Universidade Estadual do Paraná - Campus União da Vitória
  • Gustavo Felipe Fila Universidades Integradas do Vale do Iguaçu (UNIGUAÇU)
  • Bianca Corrêa Universidade Estadual do Paraná - Campus União da Vitória
  • Fabiane Fortes Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2018.20.01.2268

Resumo

Conteúdos referentes ao tema "densidade" inseridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino de Ciências nas escolas fundamentais regulares, normalmente passam despercebidos. Essa matéria e outras de igual complexidade são limitadas por serem aplicadas com resoluções de exercí­cios, sem aulas práticas. O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual José de Anchieta localizada no municí­pio de União da Vitória - PR, pelos acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Ciências Biológicas com a turma do nono ano do Ensino Fundamental, em 2017. Inicialmente, fez-se um pré-teste com os alunos, realizando perguntas referentes ao assunto. Em seguida, houve uma breve explicação sobre o conteúdo. Então, em laboratório, foram utilizados alguns materiais para a medição de suas respectivas massas e volumes e, após isso, calculou-se a densidade. Com isso, ocorreu uma correlação entre materiais utilizados no cotidiano dos alunos com os conceitos aprendidos. Ao final desse processo, fez-se um pós-teste a fim de constatar se os alunos haviam compreendido melhor o assunto trabalhado. Mostrando assim que, ultrapassar a barreira de aulas convencionais e teóricas, inserindo aulas práticas, a compreensão do conteúdo pelos alunos apresenta uma significativa melhora, proporcionando uma fixação efetiva do conteúdo.

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Biografia do Autor

Bruna Maria Caznok, Universidade Estadual do Paraná - Campus União da Vitória

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná - Campus União da Vitória, especialista em Biologia pela Faculdade Futura

Gustavo Felipe Fila, Universidades Integradas do Vale do Iguaçu (UNIGUAÇU)

Graduando em Engenharia Mecânica pela Universidades Integradas do Vale do Iguaçu

Bianca Corrêa, Universidade Estadual do Paraná - Campus União da Vitória

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná - Campus União da Vitória

Fabiane Fortes, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá

Mestre em Bioquí­mica pela Universidade Estadual do Paraná, doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas e docente na Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranaguá

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Publicado

07-02-2019