Abordagem prática no conteúdo ‘densidade’ com estudantes do Ensino Fundamental

Bruna Maria Caznok, Gustavo Felipe Fila, Bianca Corrêa, Fabiane Fortes

Resumo


Conteúdos referentes ao tema “densidade” inseridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino de Ciências nas escolas fundamentais regulares, normalmente passam despercebidos. Essa matéria e outras de igual complexidade são limitadas por serem aplicadas com resoluções de exercícios, sem aulas práticas. O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual José de Anchieta localizada no município de União da Vitória - PR, pelos acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Ciências Biológicas com a turma do nono ano do Ensino Fundamental, em 2017. Inicialmente, fez-se um pré-teste com os alunos, realizando perguntas referentes ao assunto. Em seguida, houve uma breve explicação sobre o conteúdo. Então, em laboratório, foram utilizados alguns materiais para a medição de suas respectivas massas e volumes e, após isso, calculou-se a densidade. Com isso, ocorreu uma correlação entre materiais utilizados no cotidiano dos alunos com os conceitos aprendidos. Ao final desse processo, fez-se um pós-teste a fim de constatar se os alunos haviam compreendido melhor o assunto trabalhado. Mostrando assim que, ultrapassar a barreira de aulas convencionais e teóricas, inserindo aulas práticas, a compreensão do conteúdo pelos alunos apresenta uma significativa melhora, proporcionando uma fixação efetiva do conteúdo.


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