Diagnóstico do ensino de astronomia nas escolas da região do contestado

Autores

  • Henrique José Schipanski Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória
  • Huilquer Francisco Vogel Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2017.19.02.1816

Resumo

Para sanar defasagens no ensino de astronomia, a Secretária do Estado de Educação do Paraná, instituiu as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCEs) e o Caderno de expectativas de aprendizagem (CEA). No estado vizinho (Santa Catarina), o ensino é norteado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS). Assim, objetivou-se: (a) testar a hipótese que as DCEs e o CEA proporcionam efeito norteador, aumentando o aprendizado sobre conhecimentos de astronomia e (b), determinar quais conhecimentos especí­ficos possuem maior defasagem de ensino. Entre 2015 e 2016 foram aplicados questionários em escolas de Porto União/SC e União da Vitória/PR. Os dados foram analisados por meio de estatí­stica univariada e análises de variância. Os estabelecimentos de ensino que utilizam as DCEs e o CEA não apresentaram diferenças em relação í queles que utilizam os PCNS em termos de desempenho na avaliação aplicada. Contudo, houve diferentes taxas de pontuação entre séries, 44±2% para 6º ano, 56±1% para 7ºano 28±6% para 8º ano e 22±8% para 9º ano. Isso demonstra que conteúdos do 6º e 7º anos, são mais bem compreendidos pelos alunos. A maior defasagem encontra-se no ensino de conteúdos de 8º e 9º ano.

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Biografia do Autor

Henrique José Schipanski, Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná

Huilquer Francisco Vogel, Universidade Estadual do Paraná

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Paraná

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Publicado

16-05-2018