Seja bem-vindo ao Portal de Periódicos Online da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Nesta página você terá acesso de forma gratuita a todos os periódicos publicados pela nossa universidade. O portal tem por objetivo concentrar a visualização de todas publicações da Unespar em um espaço virtual, bem como garantir o armazenamento dos dados e a preservação digital de todo conteúdo. Sua criação foi uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio da Diretoria de Editoração, e a Direção de Tecnologia da Informação da Unespar, em celebração aos 10 anos da universidade. Mais informações favor acessar: https://prppg.unespar.edu.br/editoracao/

Revistas

  • Art&Sensorium

    ART&SENSORIUM - Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais (eISSN- 2358-0437) é uma publicação semestral do PPGAV (Programa de Pós Graduação em Artes Visuais - Mestrado Acadêmico) da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), Campus de Curitiba 1, com Qualis A3 pela CAPES. Seu objetivo é a publicação de artigos e ensaios acadêmicos inéditos em lí­ngua portuguesa, espanhola ou inglesa, sobre questões relativas às artes visuais como História e Teoria da Arte, Poéticas Visuais (processos de Criação), assim como pontes interdisciplinares e transdisciplinares com foco em artes visuais de autores tanto do Brasil como do exterior. Aceita-se também resenhas de livros nessas mesmas linhas de pesquisa.

  • Ensino & Pesquisa

    A revista Ensino & Pesquisa é um periódico quadrimestral da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Centro de Ciências Humanas e Educação. O periódico tem como objetivo publicar artigos cientí­ficos voltados às licenciaturas e à formação docente em várias áreas de conhecimento. As submissões de textos são feitas em fluxo contí­nuo.  (Qualis Periódicos 2017-2020 - A3). 

  • LUMINÁRIA

    A revista Luminária é um periódico semestral vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus de União da Vitória. Trata-se de uma revista cientí­fica de caráter interdisciplinar com finalidade de publicar artigos cientí­ficos das diferentes áreas de conhecimento, incluindo as Ciências Exatas e Biológicas. Participam deste periódico cientí­fico pesquisadores de diversas Instituições, sendo que a proposta primordial é oferecer a todos os interessados um espaço para divulgação de suas produções cientí­ficas, com o foco multidisciplinar. A Revista apresenta fluxo contí­nuo para submissão de textos.

  • O Mosaico

    O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes [ISSN: 2175-0769] é uma publicação semestral, em formato digital, no site dos periódicos da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP). A Revista O Mosaico, iniciada em 2009 pelo setor de Pesquisa e Pós-Graduação da FAP junto a um grupo de professores da instituição, tem por objetivo divulgar artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções e memoriais descritivos, sob duas formas de chamadas: a) Dossiê Temático, com perí­odo e tema previamente definidos; b) Fluxo Contí­nuo para recebimento de trabalhos situados nas áreas de Artes Visuais, Artes do Ví­deo, Artes Cênicas, Cinema, Dança, Música e Teatro, nas suas mais variadas formas de análise disciplinar, fomentando, assim, o intercâmbio entre estudantes/graduandos e pesquisadores/as (graduados, especialistas, mestres, doutores, pós-doutores) de diversas instituições de ensino nacionais e internacionais. Artigos fora do domí­nio das Artes serão automaticamente recusados. Todos os artigos publicados na revista passam pela avaliação do nosso Conselho Editorial, ou, quando for o caso, pela avaliação ad-hoc de especialistas convidados para a emissão de pareceres.

  • Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação

    O periódico Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação (RAEI – American Journal of Entrepreneurship and Innovation) é a revista oficial do Departamento de Administração da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Paranaguá. A RAEI tem periodicidade quadrimestral, tem por objetivo divulgar artigos cientí­ficos, revisão bibliográfica e relato de casos na área Interdisciplinar. Fluxo: contí­nuo.

    Qualis - B4 

  • Revista Cientí­fica/FAP

    A Revista Cientí­fica/FAP é uma publicação semestral do Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP) da UNESPAR. Indexada em sistema de dados Latindex (internacional) e em Sumários (nacional), é um periódico eletrônico de acesso livre e sem exigência de taxa de submissão ou publicação, disponí­vel na versão on-line (ISSN 1980-5071) e, atualmente, avaliado como A4 (Qualis CAPES 2017-2020). Criada em 2006, a publicação tem por objetivo divulgar artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções sob duas formas de chamadas:

    a) Dossiê Temático, com perí­odo de chamada e tema pré definidos;

    b) Fluxo contí­nuo, para recebimento de trabalhos situados nas áreas de Artes Visuais, Fotografia, Artes do Ví­deo, Cinema, Dança, Artes Cênicas ou Teatro, Performance e Música; as propostas podem se relacionar com outros campos disciplinares, a partir das mais variadas abordagens teóricas.

    O periódico aceita trabalhos de autores/as Mestres/as e Doutores/as, vinculadas a instituições nacionais ou internacionais, fomentando o intercâmbio e a diversidade geográfica da pesquisa em Artes. 

  • Revista Educação e Linguagens

    A Revista Educação e Linguagens é uma publicação semestral vinculada aos cursos de Pedagogia e de Letras da Universidade Estadual do Paraná - Unespar/Campus de Campo Mourão, e recebe manuscritos em fluxo contínuo voltados para as áreas de educação, literatura e linguística. O periódico está disponível em versão eletrônica e tem por objetivo criar um espaço interdisciplinar para a publicação de resultados de pesquisa e trabalhos de diferentes enfoques, além de apontar alternativas a modelos estabelecidos e buscar perspectivas que indiquem novos paradigmas e caminhos a serem percorridos.

  • Revista GEOMAE

    A Revista GEOMAE foi criada pelo departamento de Geografia, da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, com intuito de publicar resultados de pesquisas e experiências realizadas nas áreas do conhecimento científico, que tenham relação com a Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Para tanto, aceita trabalhos na forma de artigo completo, experiências pedagógicas, notas, resenhas e entrevistas.

  • Revista História, Ensino e Educação do Campo - RHEEdoC

    A RHEEdoC tem o objetivo de contribuir com a difusão do conhecimento produzido sobre processos de ensino, pedagogias, metodologias e formas de gestão apresentadas nas escolas quilombolas, indígenas, de acampamentos e assentamentos da reforma agrária, escolas de alternância, ribeirinhos, ilhotas. É a escola onde o povo do campo está, que ganha presença e vida na comunidade. A RHEEdoC recebe submissão de manuscrito de forma contínua e terá publicação semestral.

  • Revista InCantare

    A Revista InCantare (Qualis A4) é uma publicação semestral do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia da Faculdade de Artes do Paraná. A revista foi criada no ano de 2010, intitulada NEPIM e no ano de 2012 foi renomeada para InCantare. Possui caráter interdisciplinar e dedica-se à publicação de artigos originais e inéditos de autores filiados a grupos de pesquisa, que tragam contribuições para o campo da Musicoterapia, da Música, da Educação, da Saúde e de áreas afins. Atualmente, a revista encontra-se indexada nas bases Sumários (nacional), Latindex (latino americano), e Copernicus (internacional). As contribuições enviadas pelos autores serão submetidas ao processo de revisão cega por pares de no mí­nimo dois relatores mais a revisão dos editores.

  • Revista NUPEM

    A Revista NUPEM é uma publicação quadrimestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD da Universidade Estadual do Paraná – Câmpus de Campo Mourão, e recebe manuscritos em fluxo contínuo voltados para a área Sociais e Humanidades. Disponível em versão eletrônica, o periódico tem por objetivo proporcionar oportunidade para a comunidade acadêmica divulgar e expor os resultados de suas pesquisas, abrir caminhos para o debate científico e tecnológico, além de criar condições para que ideias circulem e provoquem mudanças de paradigma. Política de Acesso Livre: esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

  • Revista Paranaense de Educação Matemática

    A Revista Paranaense de Educação Matemática (RPEM) é uma publicação quadrimestral vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), bem como ao Colegiado de Matemática da mesma universidade, Campus de Campo Mourão. Com a RPEM, temos o propósito de divulgar pesquisas brasileiras e estrangeiras em Educação Matemática, bem como contribuir com as formações de professores que ensinam Matemática, além de outras áreas afins, buscando fortalecer esse campo de pesquisa e ensino. Convidamos a todos aqueles que comungam de nosso objetivo principal a enviar-nos seus trabalhos, para que possamos construir, juntos, mais um meio de reflexão acerca da Educação Matemática.

  • Revista Paranaense de Filosofia

    A Revista Paranaense de Filosofia (ISSN 2763-9657) tem como principal objetivo publicar trabalhos inéditos de pós-graduandos, mestre e doutores que promovam a disseminação de estudos e pesquisas nas inúmeras áreas da Filosofia. Os textos divulgados deverão ter o formato de artigos, resenhas, traduções ou entrevistas de profissionais relevantes no cenário filosófico. A publicação da revista é de responsabilidade do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

  • Revista Saúde & Comunidade

    Revista Saúde & Comunidade (ISSN 2764-4421) é um periódico científico de publicação fluxo contínuo, vinculado ao Colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Paranavaí. Sua missão é disseminar conhecimentos inter e multidisciplinares na área de saúde, bem como fomentar o desenvolvimento e intercâmbio intelectual, profissional e cultural entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais atuantes nas diversas áreas que envolvem a saúde humana.

  • Revista Vórtex

    A Revista Vórtex (Qualis A1) é um periódico do Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS-Unespar) e de acesso aberto, dedicado aos seguintes campos temáticos da música: Criação Sonora e Composição Musical; Computação Musical e Tecnologia da Música; Estudos do som e Sonologia; Estética e Filosofia da Música; Performance Musical; Análise, Percepção e Teoria Musical; Musicologia e Etnomusicologia; Música Popular. A Política Editorial estimula a submissão de trabalhos em português, inglês ou espanhol nos formatos de artigo, resenha, tradução, entrevista, partitura, patches, áudio e vídeo. Os trabalhos submetidos são avaliados em regime duplo-cego (double blind peer review) e, quando publicados, são depositados e indexados em diversas bases bibliométricas, como DOAJ, Web of Science, RILM, Google Scholar etc.

  • HATARI! Revista de Cinema

    Hatari! Revista de Cinema (ISSN 2675-0783) foi o resultado do projeto de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual da Unespar, Campus Curitiba II, Faculdade de Artes do Paraná. Nela foram reunidos textos produzidos pelos integrantes, frutos de visualizações e discussões acerca do cinema. A revista Hatari! foi descontinuada em fevereiro de 2023, mas as edições publicadas serão preservadas e acessíveis gratuitamente.