Ressonâncias do trabalho musicoterapêutico em grupo no contexto da saúde mental: mergulhando no universo da loucura

Autores

  • Luciana Lançarin da Silva UNESPAR - Campus de Curitiba II
  • Sheila Maria O. Beggiato Volpi UNESPAR - Campus de Curitiba II

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2015.6.2.1271

Palavras-chave:

Musicoterapia, Residência Terapêutica, Saúde Mental

Resumo

Esta pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa e exploratória com caráter Ex-post-facto a partir dos procedimentos técnicos utilizados. A loucura é brevemente abordada através dos séculos de história da humanidade e a discussão sobre a saúde mental e os tratamentos continuam sendo temas da atualidade. A música apresenta-se como um destes tratamentos. Este artigo propõe uma discussão através da análise dos atendimentos relatados em diários de campo e relatórios sobre as ressonâncias do trabalho musicoterapêutico na qualidade do conví­vio social de pessoas em sofrimento psí­quico grave que possuem extenso histórico de hospitalização, trazendo assim uma visão diferenciada, objetiva e inovadora, no sentido de refletir sobre os aspectos sociais advindos do trabalho realizado e apresentando resultados de uma prática musicoterapêutica pouco descrita, com esta população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Lançarin da Silva, UNESPAR - Campus de Curitiba II

Discente do curso de Musicoterapia da UNESPAR/FAP. Foi bolsista do Programa de Iniciação Cientí­fica (PIC) 2012-2013 e 2013-2014.

Sheila Maria O. Beggiato Volpi, UNESPAR - Campus de Curitiba II

Musicoterapeuta formada pela UNESPAR. Mestre em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora da UNESPAR no Curso de Bacharelado em Musicoterapia. Editora Geral da Revista Brasileira de Musicoterapia.

Referências

AMARANTE, Paulo. Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Ed. Fiocruz, Rio de Janeiro, 2007.

ARBEX, Daniela. Holocausto Brasileiro. 1 edição. São Paulo: Geração Editorial, 2013.

ARNDT, ANDRESSA D. "Mas, nós vamos compor?": roda de música como experiência coletiva em um CRAS da região metropolitana de Curitiba. Dissertação apresentada como requisito parcial í obtenção de grau de Mestre em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Mestrado, Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profª Drª Kátia Maheirie. Florianópolis – SC. 2015.

BARCELLOS, Lia R. Cadernos de musicoterapia 2. Rio de Janeiro: ENELIVROS. 1992.

BARCELLOS, Lia R. Sobre a técnica provocativa musical em musicoterapia. In: Anais Encontro de Musicoterapia do Rio de Janeiro, VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia e VIII Jornada Cientí­fica do Rio de Janeiro. 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. PORTARIA Nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011.

BRUSCIA, Kenneth E. Definindo Musicoterapia. Rio de Janeiro. Enelivros, 2000.

CASTRO, Mariana G. G. Musicoterapia, cultura e identidade. In: Anais do X Fórum Paranaense de Musicoterapia e I Encontro Sul Brasileiro de Musicoterapia. Organização AMT-PR. Curitiba: Griffin, 2008. P. 75 a 81.

COSTA, Clarice M. Musicoterapia para Deficiências Mentais. Editora Clio, Portugal, 1995.

COSTA, Ileno I. Sofrimento Humano, crise psí­quica e cuidado: dimensões do sofrimento e do cuidado na contemporaneidade. Brasí­lia. Ed. Universidade de Brasí­lia, 2014.

CUNHA, Rosemyriam. VOLPI, Sheila O. B. A prática da musicoterapia em diferentes áreas de atuação. In: R.cient./FAP, Curitiba, v.3, p.85-97, jan./dez. 2008.

FOUCAULT, Michel. História da Loucura. Editor Perspectiva, São Paulo,1978.

GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MOREIRA, Shirlene V. Identidade musical em pacientes com esclerose. Projeto apresentado ao Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para a obtenção do tí­tulo de Mestre em Música. Linha de Pesquisa: Estudo das Práticas Musicais Orientadora: Professora Dra Cecí­lia Cavalieri França. Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música. Universidade Federal de Minas Gerais. Março 2007.

PAPALIA, Diane. OLDS, Sally W. FELDMAN, Ruth D. Desenvolvimento humano. Porto Alegre. Editora AMGH, 2010.

PUCHIVAILO, Mariana C. Repercussões clí­nicas de uma experiência em grupo de Musicoterapia com pessoas em sofrimento psí­quico grave: Um estudo fenomenológico. Dissertação a ser apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Mestrado, da Universidade Federal do Paraná como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia. Curitiba-PR, 2014.

PUCHIVAILO, Mariana C. HOLANDA, Adriano F. A história da musicoterapia na psiquiatria e na saúde mental: dos usos terapêuticos da música í musicoterapia. In: Revista Brasileira de Musicoterapia Ano XVI n° 16 ANO 2014. p. 122-142.

RUUD, Even. Caminhos da Musicoterapia. São Paulo. Summus, 1990.

STIEGE, Brynjulf. On a notion of participation in music therapy. In: Nordic Journal of Music Therapy, 15 (1). 2006. p. 121 a 138.

WALTER, Silvana A. et al. Ensinando e aprendendo a partir das inteligências múltiplas: um estudo no curso de administração da PUCPR - Campus Toledo. In: XVII ENANGRAD. São Luí­s, Maranhão, 27 a 30 de agosto de 2006.

Recebido em: 10/05/2016

Aceito em: 15/07/2016

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos