Musicoterapia: um caminho para estabelecer ví­nculos e relações musicais com crianças autistas

Autores

  • Marcos Eikiti Sakuragi UNESPAR - Campus de Curitiba II
  • Rosemyriam Cunha UNESPAR - Campus de Curitiba II

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2015.6.2.1269

Palavras-chave:

Musicoterapia, Autismo, Manifestação Verbal, Manifestação Sócio Afetiva, Manifestação Musical

Resumo

Esta pesquisa teve como propósito descrever e analisar as manifestações que ocorreram no decorrer de atividades musicoterapêuticas com um grupo de crianças com autismo em uma escola particular inclusiva. Os procedimentos do estudo constaram do levantamento bibliográfico e da criação de um protocolo de observação para o registro das manifestações dos participantes nas sessões de musicoterapia. Os resultados mostraram que as intervenções possibilitaram a criação de ví­nculos afetivos e que as manifestações musicais, verbais e socioafetivas dos participantes foram favoráveis para o desenvolvimento de interações comunicativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Eikiti Sakuragi, UNESPAR - Campus de Curitiba II

Formando em Musicoterapia pela UNESPAR, Campus II de Curitiba, Faculdade de Artes do Paraná.

Rosemyriam Cunha, UNESPAR - Campus de Curitiba II

Professora do curso de Musicoterapia na UNESPAR Campus II Curitiba - Faculdade de Artes do Paraná. Doutora em Educação (UFPR, 2008) com pós-doutorado em Educação Musical na McGill University, Canadá (2011).

Referências

ALVES, Fernanda R. S. Cantigas de roda na musicoterapia: possí­veis caminhos para uma leitura. II Enc. Nacional de Docência em Musicoterapia. Goiânia, 2006.

AMARAL, Priscilla. Autismo no tempo da delicadeza. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.

BARCELLOS, Lia R. M. Musicoterapia: Alguns Escritos. Rio de Janeiro: Ed. Enelivros, 2003.

BERNARDINO, Isabel M. F. I. M. A música no desenvolvimento da comunicação e socialização da criança/jovem com autismo. Dissertação de Mestrado em Educação Especial no Domí­nio Cognitivo e Motor no Instituto Politécnico de Beja. Beja, Portugal, 2013.

BOWLBY, John. Formação e rompimento dos laços afetivos. 4 ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BRUSCIA, Kenneth E. Improvisational Models of Music Therapy.Ed. Charles C. Thomas, 1987.

FIGUEIREDO, Felipe G. Musicoterapia Improvisacional aplicada í comunicação pré-verbal de crianças com transtornos do espectro autista: ensaio controlado e randomizado. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para obtenção do tí­tulo de Mestre. Porto Alegre, 2014.

FILHO, José B.; LOWENTHAL, Rosane. A inclusão escolar e os transtornos do espectro do autismo.In SCHMIDT, Carlo (Org.). Autismo, educação e transdisciplinaridade. Campinas/SP: Papirus, 2013.

FREITAS, Maria T. A. Vygotsky e Bakhtin, Psicologia e Educação: um intertexto. 4ª ed. São Paulo: ítica, 2000.

GAINZA, Violeta H. Estudos de psicopedagogia musical. São Paulo: Summus, 1998.

GARCIAS, Gilberto L. Genética do autismo. In SCHMIDT, Carlo (Org.). Autismo, educação e transdisciplinaridade. Campinas/SP: Papirus, 2013.

GATTINO, Gustavo S. Musicoterapia aplicada í avaliação da comunicação não verbal de crianças com transtornos do espectro autista: revisão sistemática e estudo de validação. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para obtenção do tí­tulo de Doutor. Porto Alegre, 2012.

GATTINO, Gustavo S. Musicoterapia e autismo: teoria e prática. São Paulo: Memnon, 2015.

GOERGEN, Maria S. Sobre o diagnóstico em transtorno do espectro do autismo (TEA): considerações introdutórias í temática. In SCHMIDT, Carlo (Org.). Autismo, educação e transdisciplinaridade. Campinas: Ed. Papirus, 2013.

LOURO, Viviane. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Ed. Som, 2012.

MACHADO, Ida L. Fundamentos que organizam uma análise do discurso: o ato da linguagem e o sujeito da comunicação. In: MARCHIORI, Marlene (Org.). Linguagem e discurso. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2014.

MARTINEZ, Luis. Presentación de un protocolo de evaluación pragmática. Ediciones Escuela de Fonoaudiologí­a. Universidad de Chile, 2001.

MORESI. E. Metodologia da Pesquisa. Material do Programa e Pós Graduação da Universidade Católica de Brasí­lia. 2003.

NUNES, Débora R. P. Comunicação alternativa e ampliada para pessoas com autismo. In: SCHMIDT, Carlo (Org.). Autismo, educação e transdisciplinaridade. Campinas/SP: Papirus, 2013.

PADILHA, Marisa do C. P. A musicoterapia no tratamento de crianças com perturbação do espectro do autismo. Dissertação de Mestrado em Medicina na Universidade de Beira Interior, 2008.

PEREIRA, Dulce K. R. Inteligência Expressiva: a partir da teoria psicognética de Henri Wallon. São Paulo: Summus, 1995.

RIESGO, Rudimar. Neuropediatria, autismo e educação. In SCHMIDT, Carlo (Org.). Autismo, educação e transdisciplinaridade. Campinas/SP: Papirus, 2013.

SCHMIDT, Carlo.Autismo, educação e transdisciplinaridade.In SCHMIDT, Carlo (Org.). Autismo, educação e transdisciplinaridade. Campinas/SP: Papirus, 2013.

SOUSA, Maria E. M. A musicoterapia na socialização das crianças com perturbação do espectro do autismo. Trabalho realizado no âmbito do Projeto Final de Investigação da Pós-Graduação em Educação Especial. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Porto, 2010.

SOUZA, Talita P. A Musicoterapia como auxí­lio na comunicação de pessoas com deficiência mental. Monografia apresentada ao Curso de Bacharelado em Musicoterapia da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, 2007.

TOMAINO, Concetta M. Musicoterapia neurológica: evocando vozes do silêncio. São Leopoldo: EST, 2014.

Recebido em: 25/04/2016

Aceito em: 15/07/2016

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos