Musicoterapia Crioula: estudo dos elementos caracterí­sticos da brincadeira de roda de Tambor de Crioula em práticas musicoterápicas

Autores

  • Ângelo Teixeira Passos UNESPAR - Campus de Curitiba II
  • Sidinalva Wawzyniak UNESPAR - Campus de Curitiba II

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2015.6.2.1266

Resumo

Os estudos das práticas musicoterapêuticas com manifestações culturais por meio da condução de ritmos estruturados, já se constitui num modelo aplicado e aceito nos mais variados segmentos da área da saúde. O tocar, cantar, dançar e compartilhar são elementos do Tambor de Crioula e de interesse da Musicoterapia Social, caracterizada por ações centradas em promoção e produção de saúde. Este estudo foi construí­do a partir de uma revisão bibliográfica em que foi levada em consideração a literatura que abordava elementos teóricos e metodológicos da Musicoterapia e da Manifestação Popular, tomando como base de análise a Antropologia. Uma pesquisa de campo, feita durante os dois últimos anos, em que foi privilegiada a observação participante e entrevistas estruturadas a partir da temática de estudo, também foi apresentada. Estes dois momentos da pesquisa possibilitaram a articulação entre os elementos constitutivo do Tambor de Crioula que se relacionavam com a prática musicoterápica. No contexto da Musicoterapia a cultura em geral, ou a cultura popular pode ser considerada um terreno fértil para pesquisa e construção de novos conhecimentos.
Palavras-chave - Musicoterapia Social. Tambor de Crioula. Manifestação Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângelo Teixeira Passos, UNESPAR - Campus de Curitiba II

Bacharelando do curso de Musicoterapia na UNESPAR, Curitiba Campus II, Faculdade de Artes do Paraná.

Sidinalva Wawzyniak, UNESPAR - Campus de Curitiba II

Orientadora e Docente da Faculdade de Artes do Paraná; Graduada em Ciências Sociais, pela UFPR (1989), mestrado em Antropologia Social, pela UFSC (1995) e doutorado em História, pela UFPR (2004).

Referências

BARCELLOS, L. R. Guests, Culture(s) and Music Therapy. Voice a World Forum For

Music Therapy, Noruega, 2004.

BRUSCIA, K. Definindo Musicoterapia. 2 ed.–Rio de Janeiro: Enelivros, 2000.

CAMARGO, G. G. Antropologia da Dança. ISBN: 978-85-7474-698-2 pg.: 192 il.

Ano: 2013. Disponí­vel em: <http://goo.gl/Nl9lUd>.

CHAGAS, M. Musicoterapia e comunidade. Texto apresentado em mês redonda do I

Congresso Latino-americano de Musicoterapia –III 2001. Encontro Latino-

americano de Musicoterapia, Buenos Aires, 2001.

CIAVATTA, L. O passo: a pulsação e o ensino-aprendizagem de ritmos. Rio de

Janeiro: L. Ciavatta, 2003.

COSTA, A. G. M.; VIEIRA, N. F. C. Estratégia de promoção da saúde pela dança

(EPSD) com adolescentes. Revista Brasileira de Educação Fí­sica, Esporte,

Lazer e Dança. São Paulo, v. 4, n. 2, p. 62-74, 2009.

CRAVEIRO DE Sí, L. Música e Estados de Consciência. Artigo publicado nos Anais

do Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação

em Música – ANPPOM, 2007. Disponí­vel em: <http://goo.gl/Dj7spc>. Acesso

em: 17/01/2013.

CUNHA, R.; VOLPI, S. A Prática da Musicoterapia em diferentes áreas de atuação.

Revista Cientí­fica FAP, Curitiba, v.3, p.85-97, jan./dez. 2008.

CUNHA, R. Jovens no espaço interativo da Musicoterapia: O que objetivam por

meio da linguagem musical. Mestrado em Psicologia da Infância e da

Adolescência. Departamento de Psicologia, Setor de Ciências Humanas, Letras

e Artes. UFPR, 2003.

CUNHA, R.; PACHECO, M. C. S. C. Música na Vida cotidiana. Revista Cientí­fica

FAP, Curitiba, v.7, p. 319-334, jan./jun. 2011 a.

FERRETTI, S. & SANDLER, P. Tambor de Crioula. Comissão Maranhense

de Folclore – CMF. Boletim on-line nº 03. Edição: Izaurina Maria de

Azevedo Nunes, 1995. Disponí­vel em: <http://goo.gl/wqdD5a>. Acesso em:

/05/2014.

FERRETTI, S. F., coord. Tambor de Crioula: ritual e espetáculo, por

Sérgio Figueiredo Ferretti. 3. Ed. São Luis - MA: Comissão Maranhense de

Folclore/SECMA/LITHOGRAF, 2002.

FERREIRA, F. C. F. Pensar/Fazer: Uma Antropologia da Performance.

Universidade de São Paulo (USP). Conceição|conception - Volume 1/nº 1 –

Dezembro, 2012.

GAINZA, V. H. Estudos de psicopedagogia musical. São Paulo: Summus, 1998.

GARCIA, J. L. A influência da dança na qualidade de vida dos idosos. Revista

Digital efdeportes.com, Buenos Aires, ano14º, n. 139, 2009.

GATTINO, G. S. A influência do tratamento musicoterapêutico na

comunicação de crianças com transtornos do espectro autista / Gustavo

Schulz Gattino ; orient. Laví­nia Schüler Faccini ; co-orient. Júlio Loguercio Leite.

– 2009. 119 f.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. l. ed. 1926, IS.reimpr. - Rio de Janeiro:

LTC. Editora S.A., 2008.

IPHAN, Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural- São Luis do Maranhão. Ata

da 53ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, 18, de junho,

Disponí­vel em: <http://goo.gl/o56MHh>. Acesso em 30/06/2015 de

LACERDA, T.; GONÇALVES, E. Educação Estética Dança e Desporto na Escola.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 9, n. 1, p. 105–114, 2009.

LEITíO, R. R. C. Batucada Maranhense: análise rí­tmica dos ciclos culturais. A

visão de um baterista/ Rogério Ribeiro das Chagas Leitão - São Luis - MA,

Gráfica RR, 2013.

PEREIRA, E. A. Flor do não esquecimento-cultura popular e processos de

transformação/Edimilson de Almeida Pereira, Núbia Pereira de Magalhães

Gomes - Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

RUDD, E. Music Therapy: improvisation, communication, and culture. Gilsum:

Barcelona Publishers, 1998.

RUUD, E. Community Music Therapy. Em Pavilicevic e G. Andell (orgs). London: J.

Kingsley Publishers, 2004.

RUUD, E. Community Music Therapy. I: Frispel. Festskrift till Olle Edström. Göteborg:

Institutionen för musikventenskap. Göteborgs Universities, p. 404-412, 2005.

______, E. Community Music Therapy. Em Pavilicevic e G. Andell (orgs). London:

J. Kingsley Publishers, 2004.

SHAPIRA, D. Musicoterapia: Abordagem Plurimodal. Buenos Aires, Administracion

Ediciones, 2007.

SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. R. M. Schafer; tradução Marisa Trench de O.

Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lucia Pascoal. São Paulo:

Editora Universidade Estadual Paulista, 1991.

SMALL, C. Musicking the meanings of performing and listening. Middletown:

Wesleyan University Press, 1998.

SILVA, S. S. A dança: sentidos e significados. Revista Digital efdeportes.com,

Buenos Aires, ano 14, n.139, p. 2009.

SUZUKI, R. P. Roda de Tambores na Musicoterapia como Técnica em Potencial.

São Paulo, 2008.

TURINO, T. Music as a social life. The politics of participation. Chicago: Chicago

University Press, 2008.

WILLENS, E. Introducion a La Musicoterapia. Sociedade Argentina de Educação

Musical. Buenos Aires, 1975.

WISNIK, J. M. O Som e o Sentido. 6. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Recebido em: 25/04/2016

Aceito em: 15/07/2016

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos