Polí­tica Editorial

Autores

  • Revista InCantare Unespar/Campus Curitiba II

Resumo

O B J E T I V O S E P O L Í T I C A E D I T O R I A L


A InCantare é uma revista interdisciplinar que enfatiza a veiculação de artigos que tratam de articulações entre arte, saúde e educação. O periódico é uma publicação do Campus de Curitiba II da Faculdade de Artes do Paraná – FAP/UNESPAR, com periodicidade semestral. A revista foi criada no ano de 2010, intitulada NEPIM (ISSN 2237-3365) e no ano de 2012 foi renomeada para InCantare. Mantida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia – NEPIM, a revista tem por objetivo publicar e divulgar artigos originais e inéditos de autores filiados a grupos de pesquisa, que tragam contribuições para o campo da Musicoterapia, da Música, da Educação, da Saúde e de áreas afins, fomentando assim o intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições universitárias do paí­s. Atualmente, a revista encontra-se indexada nas bases Periódicos (CAPES), Sumários (nacional), Latindex (latino americano), e Copernicus (internacional). A Revista InCantare está disponí­vel na versão on-line, ISSN 2317-417X. As contribuições enviadas pelos autores serão submetidas ao processo de revisão cega por pares de no mí­nimo dois relatores especialistas ad-hoc mais a revisão dos editores.


N O R M A S E D I T O R I A I S


A Revista InCantare recebe artigos para dois volumes ao ano e a submissão é feita exclusivamente através de cadastro do autor no portal de periódicos da UNESPAR. A publicação tem por objetivo divulgar artigos nas áreas de Musicoterapia, Música, Educação, Saúde e afins, nas suas mais variadas formas de análise disciplinar, incentivando assim o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores de diversas instituições de ensino, sejam elas brasileiras ou estrangeiras.
Processo de Submissão e Avaliação: os trabalhos deverão ser enviados aos Editores, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os encaminhará, sem identificação, aos avaliadores do Conselho Editorial. O nome dos autores e avaliadores será mantido em sigilo. As contribuições enviadas pelos autores serão submetidas ao processo de revisão cega por pares de no mí­nimo dois avaliadores mais a revisão dos editores. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. Os pareceres serão enviados
aos autores para a ciência do resultado do processo e, quando for o caso, para que faça as modificações solicitadas e reapresente o trabalho. As submissões serão feitas online: http://goo.gl/TjaXOH
1. Serão aceitos manuscritos originais para serem submetidos à aprovação de avaliadores que sejam especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria.
2. Serão aceitos para a submissão textos em lí­ngua portuguesa, espanhola e inglesa.
3. A redação se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores. As provas tipográficas não serão enviadas aos autores.
4. Os artigos publicados na Revista InCantare podem ser impressos, total ou parcialmente, desde que seja obtida autorização expressa da direção da revista e do respectivo autor, e seja consignada a fonte de publicação original.
5. É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações ou sua tradução para outros idiomas sem a autorização da Comissão Editorial.
6. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
7. A revista aceita colaborações de diversos formatos:
- Artigos: compreende textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluí­das, matéria de caráter opinativo, revisões da literatura e colaborações assemelhadas.
- Resenhas: compreende análises crí­ticas de livros e de periódicos recentemente publicados, como também de dissertações e teses.
- Memorial artí­stico-reflexivo: compreende um memorial de performance onde constam informações sobre o conceito da obra e uma descrição detalhada do trabalho de produção artí­stica.
- Tradução: compreende a tradução de textos de estudos artí­sticos em lí­ngua estrangeira moderna para seu correlato em lí­ngua vernácula brasileira.
- Entrevista: compreende o relato de profissionais, artistas ou pesquisadores que tenham sido interrogados sobre um objeto de estudo especí­fico.


S U B M I S S í O D O S T R A B A L H O S


1. Para a submissão, os artigos podem ser organizados em dois diferentes formatos: "DOC" ou "DOCX" , sem informação de autoria/co-autoria. O nome completo dos autores, bem como a biografia resumida (com no máximo 100 palavras) em lí­ngua vernácula e traduzido para o mesmo idioma do resumo em lí­ngua estrangeira, devem obrigatoriamente ser incluí­dos nos respectivos campos da submissão do artigo no sistema da Periódicos da UNESPAR. Na biografia, indicar a afiliação institucional, o nome do grupo de pesquisa, o endereço eletrônico, informações de interesse e que digam respeito à pesquisa e o link de acesso ao Currí­culo Lattes do(s) autor(es).
2. Os artigos deverão ser digitados em fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre as linhas. Com no mí­nimo 12 e no máximo 22 páginas. A estrutura dos trabalhos e as regras de citação deverão estar em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Exemplos disponí­veis na página da UFPR: http://www.portal.ufpr.br/normalizacao.html
3. Utilizar formato de folha A4 com margens de 3 cm e texto justificado.

F O R M A T A Ç í O


A organização interna dos trabalhos deve ser padronizada na seguinte ordem:
Tí­tulo: Centralizado no topo da primeira página, em negrito;
Resumo: Deve conter entre 150 e 250 palavras e palavras chave (de 3 até 5 termos), escritos no idioma do artigo;
Resumo em lí­ngua estrangeira (Inglês ou Espanhol): Deve conter entre 150 e 250 palavras e palavras chave (de 3 até 5 termos);
O corpo do texto dos Resumos deve estar em fonte Arial, tamanho 12, com recuo de parágrafo de 3 cm e espaçamento simples;
Notas de rodapé: as notas devem ser reduzidas ao mí­nimo e redigidas em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento.
Citações dentro do texto: nas citações de até três linhas feitas dentro do texto, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por ví­rgula da data da publicação. A especificação da(s) página(s) deverá seguir a data, separada por ví­rgula e precedida de "p." (SILVA, 2000, p. 100). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: "como Silva (2000, p. 100) assinala..." . As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (SILVA, 2000a, p. 25). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e ví­rgula (SILVA; SOUZA; SANTOS, 2000, p. 17); quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (SILVA et al., 2000, p. 155). As citações com mais de cinco linhas devem ser destacadas, ou seja, apresentadas em bloco, em tamanho 10, espaço simples e com recuo de parágrafo de 4 cm.
Referências: as referências devem conter o mí­nimo de informação para que o material utilizado como embasamento da pesquisa seja identifi cado por quem ler o artigo no site da UNESPAR. As informações a serem incluí­das em cada
referência variam de acordo com o tipo de mí­dia no qual o material foi consultado. As referências deverão ser organizadas no fi nal do texto, em ordem alfabética, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Ilustrações: as imagens devem ser enviadas em formato JPEG diagramadas no arquivo do texto e enviadas em arquivos separados, no momento da submissão no sistema de Periódicos da UNESPAR no campo documentos complementares. Cada arquivo de imagem deve ter pelo menos 100 dpi.
Para maiores detalhes e/ou sanar dúvidas quanto às normas para apresentação de documentos cientí­ficos a serem enviados para possí­vel publicação na revista, o seguinte manual, cujo teor guia esta publicação, deve ser consultado:
AMADEU, Maria Simone Utida dos Santos. Manual de normalização de documentos cientí­ficos de acordo com as normas da ABNT. Curitiba: Ed. UFPR, 2015.
Página eletrônica onde é possí­vel encontrar mais exemplos: http://goo.gl/pl7mMc .
Obs.: É de caráter obrigatório, para artigos resultantes de pesquisas que tenham sido aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa, que esta informação seja indicada em nota de rodapé ou no texto.


InCantare Interdisciplinary Journal - ISSN 2317-417X
Interdisciplinary Journal from the Study and Research Group on Music Therapy- NEPIM


P R E S E N T A T I O N F O R M A T


InCantare is a semiannual publication of the Interdisciplinary Nucleus of Study and Research in Music Therapy of the Paraná State College of Fine Arts. Created within an interdisciplinary character in 2010, the journal is dedicated to publishing original and unpublished papers from authors associated to research groups, which contribute to Music Therapy, Music, Education, Health, and related fi elds. The journal is certified by scientific basis like Sumários (Brazilian), Latindex (Latin American), and Copernicus (International). Contributions to the Journal will be submitted to a double blind review process conducted by the minimum of the two members of the Journal's Editorial Board plus the Journal's editors. All reviews will be sent to the author(s). When classifi ed as "subjected to revision" the author(s) will be asked to make the requested corrections in the text before sending it back to the second assessment, which will be done by the previous editors. There will be no identifi cation of author(s) and reviewers during the review process. The reviewers should send their reports to the author(s) in three or four weeks. In general, the assessment process takes two or three months. Full papers should be submitted online, through the following website: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare.


A R T I C L E S U B M I S S I O N


1. For the submission, articles should be organized in a "˜DOC' format, with no authors' identifi cation. The authors' mini-curriculum (with the maximum of 100 words) should be presented as part of the online submission. Author(s) should add to the minicurriculum the institutional affi liation of each author, research group's title, email address, brief information to the research interest, and web link to the author's online curriculum page.
2. Papers should be typed in: Font type Arial, Font size 12; spacing between lines should be 1, 5.
3. The structure of the paper as well as the citation rules should comply with the norms of the Brazilian Association for Technical Standards (ABNT).
4. The A4 paper format should be used numbered top right, margins should be 3.0 cm on each side, and the text should be justifi ed.
5. Title and subtitle (if any) should be in bold capital letters and centralized at the top; two single spaces below the complete author(s) name(s) to the right of the sheet with the numbers to the footnote.
6. Abstract, title and keywords must be provided in both Portuguese and English (about 150-200 words long, simple spaced, three to four keywords).
7. Papers must be limited from the minimum of 12 to the maximum of 22 pages.
8. References should be organized alphabetically by the surname of the fi rst author, at the end of the text, according to specifi cations of ABNT- Brazilian Association of Technical Standards.
9. Footnotes, if any, should be at the bottom of the sheet in font size 11 with the numbers following the order of appearance.
10. Literal citations of more than three lines should be presented in font size 11, in a paragraph detached from the text, according to the current ABNT version.
11. In-text citations should be presented according to ABNT: author's name and date in parenthesis, number of the pages must be indicated only in direct citations.
12. In accordance with Resolution 196/96, research involving human subjects must present the Brazilian Platform registration number.
13. Graphics, tables, music scores and illustrations will be published in black and white.
14. Authors are responsible for the content of their contributions, the accuracy of their citations and references.
The Interdisciplinary Journal from the Study and Research Group on Music Therapy accepts articles written in English and Portuguese within the following categories:
- theoretical articles (descriptions and evaluations based upon current theories and literature);
- research report (presentation of methodology, data and analysis process of fi nished research);
- case reports ( a theoretical descriptions and analysis of a punctual situation);
- descriptive memorial (report or description in fi rst person of a case or process based upon a theoretical perspective);
- summary (critical summary of books or works from the current literature);
- succinct description of theses and dissertations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Revista InCantare, Unespar/Campus Curitiba II

A RevistaInCantareé uma publicação semestral do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia da Faculdade de Artes do Paraná. A revista foi criada no ano de 2010, intitulada NEPIM e no ano de 2012 foi renomeada para inCantare. Possui caráter interdisciplinar e dedica-se í  publicação de artigos originais e inéditos de autores filiados a grupos de pesquisa, que tragam contribuições para o campo da Musicoterapia, da Música, da Educação, da Saúde e de áreas afins. Atualmente, a revista encontra-se indexada nas bases Sumários (nacional), Latindex (latino americano), e Copernicus (internacional). As contribuições enviadas pelos autores serão submetidas ao processo de revisão cega por pares de no mí­nimo dois relatores mais a revisão dos editores.

Publicado

2016-07-29

Edição

Seção

Elementos Pré-textuais