Ensino & Pesquisa, v.15, n. 4 (2017)

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa Vol. 15 nº4 edição completa

Sumário

Editorial

Editor's Letter 1-7
 

Artigos

A relação força-movimento em um contexto histórico e sob a análise do PNLD 7-20
Bruna Kariny Silva, Marcos Cesar Danhoni Neves
As plantas representadas como mascotes dos times brasileiros de futebol 21-45
Lucas de Esquivel Dias Brandão, Hanna Thays Soares Rodrigues, Marcelo Diniz Monteiro de Barros
Desafios e potencialidades no planejamento coletivo: a interdisciplinaridade como integração na prática pedagógica e na historicidade do sujeito 46-59
Franciele Pires Ruas, Rafaele Rodrigues de Araújo, Marcia Lorena Saurin Martinez
Processos criativos didáticos no estágio de futuros professores de física 60-87
Leonardo André Testoni, Maria Lucia Vital dos Santos Abib, Maria Nizete de Azevedo
Revelações sobre o trabalho do professor de inglês no Ensino Médio 88-99
Sandra Marias Araujo Dias, Aníbal de Souza Mascarenhas Filho, Ana Paula Oliveira Vale de Andrade
Recursos complementares no ensino-aprendizagem da fisiologia dos potenciais elétricos do coração 100-120
Fabiola da Silva Albuquerque, Rachel Linka Beniz Gouveia, Temilce Simões de Assis Cantalice, Francisco Antônio de Oliveira Júnior
Processos avaliativos em larga escala e suas implicações para o Ensino de Química 121- 147
Fabiele Cristiane Dias Broietti, Marinez Meneghello Passos
O Pibid no atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência intelectual 148-157
Larissa Guadagnini, Márcia Duarte, Melina Thais da Silva Mendes
Conceitos, procedimentos e atitudes na formação inicial: propostas para o ensino da cidadania 158-177
Bruno Pasquarelli, Thais Benetti de Oliveira
Diário de leituras por universitário: vozes enunciativas e filiações de sentidos 178-198
Sandra Patrícia Ataíde, Ângela Alves de Araújo Barbosa, Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, Vanessa Cavalcante Pequeno
Pesquisas no programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG: discutindo enfoques epistemológicos 199-219
Ana Lucia Pereira, Elizabete Volkman
Elementos de uma contra-história da ciência para uma educação científica crítica: imperialismo e colonialismo 220-236
Roberto Gonçalves Barbosa
Dobraduras e colagens no ensino de geometria para estudantes cegos do ensino fundamental no período de contra turno 237-253
Neuza Rejane Wille Lima, Tânia Maria Moratelli Pinto
Reflexões sobre os diferentes momentos de formação de professores de Ciências: influências para a construção de identidades docentes 254-278
André Luis Oliveira
A produção científica com o tema PIBID na área de Ensino de Biologia 279-309
Daniela Frigo Ferraz, Fábio Seidel dos Santos, Antônio Carlos de Francisco, Márcia Regina Carletto

Resenhas

A sociedade do cansaço: Byung-Chul Han e o diagnóstico da condição do homem no século XXI 310-315
Pâmela Bueno Costa, Samon Noyama

Documentos

O Termo de Inspeção Escolar de Germano Wagenführ (1934) 316-333
Márcia Marlene Stentzler, Michel Kobelisnki