Ensino & Pesquisa, v. 18, nº 3, 2020

Sumário

Editorial

Por que educamos? 1-6
 

Artigos

Por mais humanidade na educação 7-21
Marcos Sardá Vieira
A Filosofia no Ensino Médio em Moçambique: Uma perspectiva política 22-34
Valmir Flores Pinto, Samuel Antonio de Sousa
A BNCC em evidência: Aproximações do currículo com a proposta de Tyler e a Pedagogia das Competências 35-52
Polyana Zwirtes, Maridelma Laperuta Martins
Panorama do RPG (Role-Playing Game) no Ensino de Física no período de 2015-2019 53-64
Leandro Carlos Lima Freitas, Camila Maria Sitko, Maria Liduína das Chagas
Um panorama sobre a evasão e o tempo de permanência prolongada no curso de Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas 65-85
klenicy Kazumy de Lima yamaguchi, Jath da Silva Silva
O capital científico do campo da Educação Química no Estado do Paraná 86-103
Franciellen Rodrigues da Silva Costa, Álvaro Lorencini Júnior, Leila Inês Follmann Freire
Os princípios do design universal para aprendizagem como suporte para a prática docente inclusiva 104-120
Elizabete Cristina Costa-Renders, Maria Aparecida do Nascimento Gonçalves
Caracterização da produção científica dos gestores de Pesquisa e de Extensão dos Institutos Federais com CI 4 121-135
Magali Inês Pessini, Luciana Calabró
Judeus na literatura amazônica: sugestões metodológicas em tempos de pandemia 136-149
Silvia Helena Benchimol-Barros, Alessandra Fabrícia Conde da Silva, Sérgio Wellington Freire Chaves
Construção de modelos didáticos em 3D: Um relato de experiência junto a alunos do ensino médio. 150-163
Vanina Roncaglio, Ana Lucia Crisostimo, Carlos Eduardo Bittencourt Stange