Ensino & Pesquisa, v. 16, n. 1, 2018

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa VOL. 16 Nº1 EDIÇÃO COMPLETA

Sumário

Editorial

Carta do editor 1-6
 

Artigos

Conhecimentos acerca da doença de Chagas por alunos do ensino médio de uma escola particular de ensino em Belo Horizonte, Minas Gerais. 7-25
Lucas de Esquivel Dias Brandão, Juliana Macedo Lacerda Nascimento, Marcelo Diniz Monteiro de Barros
O estado da arte nas produções dos professores do PDE de Biologia: como andam as relações entre tecnologias da informação e comunicação e teorias de ensino-aprendizagem 26-43
Elaine Ferreira Machado, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Awdry Feisser Miquelin
A reestruturação curricular do ensino médio do Rio Grande do Sul: perspectivas e desafios 44-57
Franciele Noro Delanogari, Fabiane De Andrade Leite
Relações étnico-raciais e o trabalho com a Lei 10.639/03: análise de uma experiência com formação docente 58-73
Benedito Gonçalves Eugenio, Fabiana Santana
Visão de Ciência Presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia 74-88
Cleci Teresinha Werner da Rosa, Alvaro Becker da Rosa
Lua: construção e representação interdisciplinar 89-119
Josie Agatha Parrilha Silva, Roberto Nardi
Uma análise da natureza epistemológica das atividades experimentais 120-149
Shalimar Calegari Zanatta, Talisson Fernando Leiria
Os Três Momentos Pedagógicos e a Abordagem Temática na Educação em Ciências: um olhar para as diferentes perspectivas 150-172
Tatiani Maria Schneider, Catiane Mazocco Paniz, Thiago Flores Magoga, Marinês Verônica Ferreira, Cristiane Muenchen
Utilização do programa MAXqda10 na investigação de subsunçores de estudantes de nível médio a respeito do tema radioatividade e de sua relação com a ciência, tecnologia e sociedade (CTS) 173-189
Thaiz Regina Antiszko, Elenise Sauer
O blog como instrumento de auxílio ao ensino. 190-201
Silvio Luiz Rutz da Silva, Edenilson Orkiel
Escritas reflexivas compartilhadas como estratégia de formação inicial: a pesquisa no ensino e na iniciação à docência em ciências 202-228
Raquel Weyh Dattein, Roque Ismael da Costa Güllich, Lenir Basso Zanon
A história de exploração da “seringa” (Hevea brasiliensis) e o ensino de ciências no museu do seringal Vila Paraíso 229-241
Andreza Rayane Holanda Reis, Augusto Fachín Terán, Ana Paula Melo Fonseca, Silvia Alves de Souza
Investigações acerca de ações interdisciplinares na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio 242-262
Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa, Emerson de Lima Soares, Marli Spat Taha, Rafael Roehrs
A entrada na carreira docente de professoras egressas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Paranaíba-MS 263-281
Thaís Regina Miranda Martins, Milka Helena Carrilho Slavez