Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 3, 2017.

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa Ensino & Pesquisa, v.15, n. 3

Sumário

Editorial

Carta do editor 1-6
 

Artigos

A filosofia a ser ensinada: pensamento e filosofia em Xavier Zubiri 7-17
Renata Tavares
Disputa, imposição e negação em trabalhos escolares sobre história e cultura Afro-brasileira e Africana 18-38
Sandra Aparecida Batista, Michele Rotta Telles
Aproximando-se da cultura dos indígenas Guarani-Mbyá: vivenciando o uso de blog e fotografias digitais nas aulas de História e Geografia 39-66
Denise Wildner Theves, Walter Ruben Iriondo Otero
Reflexões sobre o currículo escolar e a violência simbólica 67-80
Susy Santos Pereira, Livia Arruda Abranches, Elson Luiz Araujo
A criação e o funcionamento do curso Normal Estadual em Paranaíba/MT(1967-1975) 81-111
Noely Costa Dias Garcia, Milka Helena Carrilho Slavez
Formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos numa década de produções acadêmicas 112-134
Rayane De Jesus Santos Melo, Maria Consuelo Alves Lima
Estratégias para o desenvolvimento da autonomia do aluno de língua inglesa 135-146
Elisangela Lima de Carvalho Schuindt, Odete Burgeile, Gisele Caroline Nascimento dos Santos
Indícios de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo em ingressantes da licenciatura em Física 147-169
Adriano José Ortiz, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
Análise de roteiros experimentais de Química presentes nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - triênio 2015-2017 170-190
Emerson Luiz dos Santos Veiga, Elias da Costa
Análise da compreensão dos acadêmicos de ciências biológicas sobre o tema: ciência tecnologia e sociedade 191-206
Francieli, Snicer,, Josi Mariano Borille
Os peixes representados como mascotes dos times brasileiros de futebol. 207-220
Lucas de Esquivel Dias Brandão, Marcelo Diniz Monteiro de Barros
O que dizem os livros didáticos de Biologia sobre a experimentação?!... 221-237
Aline Teresinha Walczak, Kélli Renata Corrêa de Mattos, Roque Ismael da Costa Güllich
Uso de Atividade Lúdica no Ensino de Sustentabilidade para Alunos com Deficiência Intelectual 238-253
Carlos Sanches Alberto Pereira, Egeciane Marques Dias

Documentos

José Veríssimo e a segunda lição do curso de Pedagogia do Pedagogium (1896) 254-267
Vitor Sousa Cunha Nery, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França