Edições anteriores

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    v. 21 n. 3 (2023)

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    v. 21 n. 2 (2023)

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    v. 21 n. 1 (2023)

    DOSSIÊ – EDUCAÇÃO E INFÂNCIA

    Organizadores:

    Nájela Tavares Ujiie
    Pedagoga (UNESP). Psicopedagoga (FAFIPREVE). Mestre em Educação (UEPG). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil: estudos sobre a infância e prática pedagógica (GEPPEI/UNICENTRO).

    Ramon Missias-Moreira
    Pós-doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, Portugal (FADEUP), Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciado em Educação Física pela UESB. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos. Professor Adjunto no Curso de Graduação em Educação Física, Mestrado em Psicologia e Doutorado em Agroecologia e
    Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física (GIPEEF/UNIFASF).

    Geisa Orlandini C. Garrido
    Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela FCT/UNESP. Docente no Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infâncias, Crianças e Educação Infantil (GEPICEI/UENP). Chefe de Divisão de Políticas de Ações Afirmativas no Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE/UENP).

  • Ensino & Pesquisa
    v. 20 n. 3 (2022)

    EDIÇÃO ESPECIAL - DOSSIÊ "INOVAÇÃO, INCLUSÃO E RELIGAÇÃO DE SABERES NA EDUCAÇÃO"

    Organizadoras:

    Caroline Elizabel Blaszko
    Pedagoga, Psicopedagoga e Especialista em Educação Especial (UNESPAR/UV). Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Doutora em Educação (PUCPR). Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de União da Vitória. Professora do Mestrado Profissional em Educação Básica, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Membro do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade (GCET/UNIARP). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR).

    Aline de Novaes Conceição
    Doutora e Mestra em Educação, Especialista em Formação de Professores em Educação Especial e Inclusiva e Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília/SP. Psicopedagoga Institucional e Clínica pela Faculdade Iguaçu, Instituto de Ensino, Capacitação e Pós-Graduação (Indep), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cesumar (Unicesumar). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal.

    Madalena Pereira da Silva
    Professora no mestrado profissional em educação básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), coordenadora adjunta e professora do mestrado em educação na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Coordenadora do grupo de pesquisa em Sistemas, Tecnologias e Educação - EDUTECS/Uniplac e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade - GCET/Uniarp. Avaliadora de credenciamento de IES no Basis do MEC/INEP. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Uniplac – edições 2018, 2020 e 2022. É doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento e desenvolve pesquisas nos seguintes temas: 1) Tecnologias Educacionais, Inclusivas e de Aprendizagem; 2) Inclusão Digital; 3) Pensamento Computacional e Currículo; 4) Sistemas de avaliação; 5) Cidades inteligentes sustentáveis; 6) Formação de professores.

  • Ensino & Pesquisa
    v. 20 n. 2 (2022)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 20 n. 1 (2022)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 19 n. 3 (2021)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 19 n. 2 (2021)

  • Ensino & Pesquisa
    v. 19 n. 1 (2021)

    Dossiê História Pública constitui uma plataforma de observação e análise realizada a partir de diálogos assimétricos entre sujeitas e sujeitos sobre suas próprias trajetórias inscritas em processos históricos de média e longa duração. Ela pode ser considerada, também, um campo de atuação na promoção de formas diversas de produção, divulgação e compartilhamento do conhecimento histórico, além dos muros da Academia. O campo dos Estudos de Gênero,que se dedica í  historicização das subjetividades e das relações sociais desiguais em função da percepção da diferença sexual, é atualmente um espaço discursivo e de saber no qualse desenvolvem importantes renovações de perspectivas para a pesquisa, a produção de conhecimento, a escrita, a divulgação e o ensino da história. O entrecruzamento desses campos pode se converter numa atitude historiadora que privilegia escutas, análises e escritas inclusivas sobre feminilidades, masculinidades e (a)sexualidadesplurais e dissidentes, inscritas em diferentes corpos inseridos em múltiplas temporalidades. Torna possí­vel, ainda,o alargamento na produção de fontes e recursos para as distintas dimensões da história profissional e/ou comunitária, seja na produção, na divulgação ou no ensino, ao levar em conta as tecnologias e os processos participativos com diversos públicos e suas demandas sociais e identitárias. Com o intuito de promover o diálogo e a reflexão sobre História Pública eos Estudos de Gênero, com ênfase no ensino de História, convidamos pesquisadores e pesquisadoras a enviar artigos para compor o Dossiê Gênero e História Pública sob a perspectiva do ensino de História.


    Organizadoras: Profa. Dra. Marta Gouveia de OliveiraRovai (UNIFAL) e Profa. Dra. Kenia Gusmão Medeiros (IFG).

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    v. 18 n. 3 (2020)

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    v. 18 n. 2 (2020)

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    v. 17 n. 3 (2019)

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    v. 17 n. 2 (2019)

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    v. 16 n. 3 (2018)

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    v. 16 n. 2 (2018)

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    v. 16 n. 1 (2018)

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    v. 15 n. 4 (2017)

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    v. 15 n. 3 (2017)

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    v. 15 n. 2 (2017)

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    v. 15 n. 1 (2017)

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    v. 14 n. 3 (2016)

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    v. 14 n. 2 (2016)

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    v. 13 n. 3 (2015)

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    v. 13 n. 1 (2015)

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    v. 12 n. 2 (2014)

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    v. 12 n. 1 (2014)