https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/issue/feedEnsino & Pesquisa2023-12-20T14:49:36-03:00Michele Schneidersensinoepesquisa.uv@unespar.edu.brOpen Journal Systems<p>A revista Ensino & Pesquisa é um periódico quadrimestral da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Centro de Ciências Humanas e Educação. O periódico tem como objetivo publicar artigos científicos voltados às licenciaturas e à formação docente em várias áreas de conhecimento. As submissões de textos são feitas em fluxo contínuo. (Qualis Periódicos 2017-2020 - A3). </p>https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7646Concepções e interlocuções das revisões de literatura narrativa: contribuições e aplicabilidade2023-10-02T15:18:21-03:00Dante Ogassavaraogassavara.d@gmail.comThais da Silva-Ferreirathais.sil.fe@hotmail.comJeniffer Ferreira-Costacjf.jeniffer@gmail.comDaniel Bartholomeud_bartholomeu@yahoo.com.brIvan Wallan Tertulianoivanwallan@gmail.comJosé Maria Montielmontieljm@hotmail.com<p>Este estudo teve como objetivo sintetizar as contribuições e compreensões sobre a epistemologia de revisões de literatura narrativas disponíveis na literatura. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura científica por meio de estudos disponíveis em bibliotecas virtuais. Por meio da investigação realizada, compreendeu-se que o delineamento do método de revisão narrativa da literatura proporciona a construção de um arcabouço de conhecimentos específicos em torno de uma temática que, por seu caráter não sistematizado, proporciona a comunicação panorâmica, eficaz e verossímil. Tem como uma das principais vantagens a comunicação científica e a abrangência de aspectos interdisciplinares que colaboram para o alcance dos objetivos. Instiga-se que o método de revisão narrativa da literatura possibilita a conjuntura dos avanços e das ciências produzidas em torno de uma temática impactando positivamente. Além do cenário acadêmico, a problemática do distanciamento entre a comunicação e produção científica e a atualização da prática profissional em diferentes áreas, incluindo as áreas da saúde.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Dante Ogassavara, Thais da Silva-Ferreira, Jeniffer Ferreira-Costa, Daniel Bartholomeu, Ivan Wallan Tertuliano, José Maria Montielhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/8369Sanda: Filosofia marcial formando cidadãos2023-10-17T17:48:20-03:00Antonio Charles Santiago Almeidacharles.santiago@unespar.edu.brRafael Vidal Gemincharles.santiago@unespar.edu.br<p>O presente artigo apresenta resultados parciais do projeto de extensão, que se denomina “Sanda: Filosofia marcial formando cidadãos”, que tem como objetivo atender jovens em situação de vulnerabilidade e, por meio do Sanda, incluir valores filosóficos que auxiliem na formação integral e plural de todos os indivíduos. Para tanto, faz-se premente considerar que o trabalho se divide em dois momentos: primeiro, busca-se uma fundamentação teórica do que se caracteriza como Sanda e, no segundo momento, adota-se uma metodologia qualitativa, por meio de um relato de campo, colhido pelos pesquisadores, referente aos comportamentos apresentados durante o desenvolvimento do projeto, bem como relatos de professores escolares, psicólogos da vara da infância e juventude, assim como dos pais ou responsáveis pelos participantes. Dentre os resultados obtidos, destacam-se o aumento da sociabilidade com amigos e familiares, maior assiduidade e desempenho escolar, efetividade no cumprimento de medidas socioeducativas, participação em tarefas domésticas, assim como o desempenho em eventos esportivos em níveis nacionais.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Charles Santiagohttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7252Estado da questão da Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores 2023-11-14T08:31:45-03:00Jucilene de Souza Ruizjucileneruiz@gmail.comRafael Rossirafaelrossied@gmail.com<p>Esse trabalho discutiu um estado da questão da tese de doutorado, em andamento, na área da educação. Para isso, realizou-se um mapeamento de pesquisas publicadas no período de 2017 a 2022. Para a análise e discussão dos trabalhos, utilizou-se a Pedagogia Histórico-Crítica, teoria educacional e pedagógica contemplada. Como resultados parciais da pesquisa, o estado da questão proposto permitiu mapear e dialogar sobre as produções existentes sobre o objeto de pesquisa, mesmo que de forma ainda limitada, já que se utilizaram apenas os resumos. Enfim, ratificaram a relevância do objeto de estudo para o campo educacional.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Jucilene de Souza Ruiz, Rafael Rossihttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7841Help: rodas de conversa sobre luto e perdas com adolescentes do 8º e 9º anos de uma escola pública de Belo Horizonte/Minas Gerais2023-06-13T09:28:38-03:00Roberta Andrade e Barrosroberta.andrade.barros@gmail.comLívia Rezende Milhorato lrezendemilhorato@gmail.comKrisley Ohana Brito de Souza ohana.kris2@gmail.comLuma Valverde Rafael Incalado Dos Santoslumavalverde06@gmail.comRaphaela Batista Soares raphaelasoares2@hotmail.comIgor Vieira de Souza Pintoigorvsouza@protonmail.comNewton Antônio de Sales Costaantoniodesalesescritor@gmail.comJéssica Maria Teixeira jessicamariateixeira@hotmail.com<p>O presente artigo tem como objetivo geral apresentar o relato de experiência de rodas de conversa realizadas com alunos do 8º e 9º anos de uma escola pública estadual, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Como objetivos específicos, têm-se: identificar produções acadêmicas sobre o luto, verificar a forma como o luto na adolescência vem sendo tratado nessas pesquisas e, por fim, refletir sobre o uso da metodologia de roda de conversa. Para a escrita do artigo, foram pesquisadas publicações científicas sobre “luto e adolescência”, além de “rodas de conversa”, que foi a metodologia utilizada nas intervenções. Ao todo, foram realizadas três rodas de conversa com os temas: “Acolhimento às perdas e ao luto”, “Vamos falar de perdas e lutos” e “Ansiedade no contexto das perdas e lutos”. As intervenções ocorreram no auditório da escola, uma vez por mês, e tiveram como coordenadoras psicólogas e estudantes de Psicologia. Compreende-se que as intervenções foram benéficas para os adolescentes participantes, que tiveram a oportunidade de pensar e falar sobre lutos e perdas, e ainda foram acolhidos nos momentos das rodas. Esse trabalho fez com que as coordenadoras pudessem refletir sobre o ciclo da vida, de como a morte faz parte dele, além da importância de trabalhar esses assuntos no ambiente escolar.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Roberta Andrade e Barros, Lívia Rezende Milhorato , Krisley Ohana Brito de Souza , Luma Valverde Rafael Incalado Dos Santos, Raphaela Batista Soares , Igor Vieira de Souza Pinto, Newton Antônio de Sales Costa, Jéssica Maria Teixeira https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7377Perspectiva de discentes do curso de química sobre o senso comum na aprendizagem2023-10-14T16:41:43-03:00Ricarte Tavaresrictavares88@gmail.comMaria José Gomes dos Santos Fariasbiaafarias2019@gmail.comLoice Lorena Meira Santosloice.meira25@gmail.comElaine Paula Gonçalves Alencar elainepaulabio@gmail.com<p>O senso comum tem sido tema de debates na educação, pois acredita-se que conectar o saber científico com o senso comum pode ser importante para a obtenção de uma aprendizagem significativa. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de verificar, na perspectiva dos licenciandos em Química de duas universidades públicas do estado de Alagoas, a importância do senso comum no processo de aprendizagem no ensino de Química. Como metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa, e para a coleta de dados, um questionário. Assim, solicitou-se que alunos matriculados no curso de graduação de Licenciatura em Química de duas universidades públicas da cidade de Maceió (AL) respondessem esse questionário. O total de participantes foi de 44 graduandos que informaram, ainda, o período em que estudam, a idade e o gênero. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que os participantes acreditam que o senso comum pode ser um aliado no processo de aprendizagem no ensino de Química, o qual o professor pode usar como alfabetizador do conhecimento científico, desmitificando-se aspectos não científicos, possibilitando moldar o aluno para que tenha uma aprendizagem significativa</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Ricarte Tavares, Maria José Gomes dos Santos Farias, Loice Lorena Meira Santos, Elaine Paula Gonçalves Alencar https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/8340Trabalho docente: um reflexo da pandemia de covid-19 na (des)valorização da profissão2023-10-05T14:55:12-03:00Valéria Aparecida Schenavaleriaschena@yahoo.com.brSABRINA LIANDRA RODRIGUESvaleriaschena@yahoo.com.br<p> </p> <p><strong>Resumo:</strong> A presente pesquisa investigou as condições das atividades docentes das acadêmicas do 4º ano de Pedagogia, da Unespar - Campus de União da Vitória - PR. Escolheu-se como público-alvo a turma de graduação da qual fazemos parte, uma vez que vivenciamos as agruras das aulas on-line, e fomos afastadas da Universidade em virtude da covid-19. Apresenta-se como objetivo geral: identificar o universo do trabalho das professoras da Educação Infantil e Anos Iniciais, através das acadêmicas do curso de Pedagogia diante da demanda de tarefas, vivenciadas no período de pandemia. Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de discutir como se constitui o universo que compõe o cenário das tarefas que emergem no cotidiano escolar destas realidades. Para compor os subsídios teóricos, foram examinados alguns trabalhos dos seguintes autores: Codo (2005), Libâneo (2008) e Freire (1996), entre outros. A construção dos dados foi realizada a partir da aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, com 26 acadêmicas. Diante desta composição foi possível apreender as atividades que compõem as condições das professoras, centralmente com questões voltadas ao ensino, ao tempo de aprender e de ensinar, e as mediações que acontecem na atuação das professoras junto aos alunos. Os dados da pesquisa remetem a um olhar em que se configuram várias articulações, sejam de ordem afetiva, cognitiva ou social, que ora auxiliam, ora interferem no processo de ensino-aprendizagem. Percebeu-se ainda, com relação às condições pedagógicas, que é extremamente relevante para as professoras a valorização do seu trabalho, seja por parte da família, por parte dos governantes ou dos próprios alunos.</p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: valorização, educação, pandemia.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Valéria Aparecida Schena, SABRINA LIANDRA RODRIGUEShttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7589Análise da interação entre família e educação nas teses e dissertações do PPGED-UFV: uma abordagem baseada na teoria de Ludwik Fleck2023-12-18T08:25:47-03:00Mateus José dos Santosmateus.j.santos@ufv.brSidney Pires Martinssidney.martins@ufv.brLilian Perdigão Caixêta Reislilian.perdigao@ufv.brRita Márcia Andrade Vaz de Mellormello@ufv.br<p>O presente trabalho analisa possíveis articulações entre família e educação nas teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (PPGED UFV). É imprescindível analisar as relações entre a família e os contextos educativos, tendo em vista que, as configurações de família sofreram inúmeras modificações nas últimas décadas e tais mudanças interferem na dinâmica escolar dos indivíduos em fase de escolarização. Desse modo, buscou-se tecer algumas reflexões sobre o estilo de pensamento que sobressai nos documentos analisados a partir das contribuições de Ludwik Fleck. O <em>corpus</em> foi constituído de teses e dissertações cujo descritor “família” aparecia no título das produções disponíveis para consulta pública no <em>site</em> do PPGED-UFV. Os resultados apontam para a escassez de pesquisas envolvendo a relação família-educação, dificuldades de um consenso de estilo de pensamento na área e investigações plurais que perpassam por diferentes contextos no âmbito do Programa de Pós-Graduação investigado, mas que envolvem diretamente as implicações dos contextos familiares nas relações educativas.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Mateus José dos Santos, Sidney Pires Martins, Lilian Perdigão Caixêta Reis, Rita Márcia Andrade Vaz de Mellohttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7479Biografia de mulheres educadoras: artigos indexados no Directory of Open Access Journal2023-03-04T22:12:02-03:00Francisca Genifer Andrade de Sousageniferandrade@yahoo.com.brLia Machado Fiuza Fialholia_fialho@yahoo.com.br<p>A atuação feminina como professora foi uma das primeiras profissões permitidas às mulheres, ofício que, historicamente, não concebia prestígio por ser considerada extensão das atividades domésticas. Objetivou-se conhecer a produção científica internacional acerca da temática biografia de mulheres educadoras a partir dos artigos indexados no Directory of Open Access Journals (DOAJ). Para atender ao escopo, foi realizada pesquisa do tipo Estado da Questão em maio de 2022, mediante busca na referida plataforma. Apesar de identificados 177 artigos sobre biografia de mulheres, o que demonstra o crescimento da visibilidade feminina, somente oito relacionavam-se a educadoras. Os textos publicizados por periódicos de cinco países: Rússia, Espanha, Indonésia, Ucrânia, Iraque e Polônia foram analisados na íntegra. Foi possível asseverar que é diminuto o quantitativo de produções biográficas sobre mulheres professoras e, nesse panorama, algumas pesquisas usavam-nas como pano de fundo para discutir questões macrossociais. Conclui-se, com base na produção internacional indexada no DOAJ, a persistente desvalorização da contribuição educacional da mulher para o desenvolvimento das sociedades.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Francisca Genifer Andrade de Sousa, Lia Machado Fiuza Fialhohttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7538Análise das abordagens de expressão oral em livros didáticos de Espanhol do Ensino Fundamental2023-07-02T13:46:57-03:00José Ricardo Dordron de Pinhoricardodordron@gmail.com<p>A expressão oral em uma língua estrangeira, apesar de constituir o objetivo de muitos estudantes, costuma ser excluída das salas de aula da educação básica, por razões diversas. No entanto, tal habilidade é considerada um aspecto necessário para a aprovação das coleções didáticas no PNLD. Este trabalho analisa o tratamento dado à expressão oral pelas coleções de Espanhol do Ensino Fundamental aprovadas no PNLD 2017. Levamos em consideração os trabalhos de Lima (2011) e Pinho (2017) para confirmar a importância atribuída à oralidade pelos estudantes e os documentos oficiais para analisar a necessidade da inclusão da oralidade nas salas de aula do ensino fundamental. Ao analisar as coleções, percebe-se uma prática que valoriza o trabalho com gêneros e segue uma divisão em etapas, que valoriza a preparação e contribui para o aumento de conhecimentos diversos. Conclui-se que a inclusão das línguas no PNLD trouxe grandes avanços para a prática da oralidade, mas, a partir da presente análise, observam-se itens que ainda necessitam maior aprofundamento.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 José Ricardo Dordron de Pinhohttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/8051O processo de formação de professores e a construção da identidade profissional2023-07-28T10:34:32-03:00Yuri Ribeiro Moleiroyuri.moleiro@ifsp.edu.brMarli de Figueiredo Bezerramarli.figueiredo@ifsp.edu.brJosimar de Aparecido Vieirajosimar.vieira@sertao.ifrs.edu.brAna Sara Castamanana.castaman@sertao.ifrs.edu.br<p>A identidade profissional do professor pode ser entendida como única e ao mesmo tempo diversa, sendo constituída no convívio com estudantes, famílias, instituição de ensino e pessoas com as quais se relaciona. Diante desta assertiva, neste estudo é analisado o processo de formação de professores a partir de aspectos sociais, políticos e culturais envolvidos na construção da identidade profissional docente. Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio da pesquisa bibliográfica, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória. Na sua organização consta o percurso metodológico, são analisadas situações que contribuem para a constituição da identidade profissional do professor, assim como concepções presentes no processo de sua formação e, por fim, são apresentadas as considerações finais. Estes pontos indicam que essas ações estão relacionadas à definição da identidade profissional do professor impactando no fazer docente, no seu desenvolvimento pessoal, profissional e social.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Me Yuri Ribeiro Moleiro, Me. Marli de Figueiredo Bezerra , Dr. Josimar de Aparecido Vieira, Dra. Ana Sara Castamanhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7850Um balanço das pesquisas sobre formação docente e ensino remoto2023-06-13T09:26:23-03:00Abia Lima de françadocenteabialimadefranca@gmail.comVanessa Cristina Meneses Fernandesnessacmf11@hotmail.com<p>O presente artigo discute acerca da formação docente e do ensino remoto. Para isso foi realizado um levantamento de pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) entre os anos de 2010 e 2022. Trata-se de um estudo bibliográfico tipo estado do conhecimento. Foram utilizados como descritores “Formação” e “Ensino Remoto”, sendo possível encontrar 18 dissertações e 2 teses de 12 Programas de Pós-Graduação <em>stricto sensu </em>em distintas Instituições de Ensino Superior (IES). Os resultados revelaram que, embora tenham sido oferecidos cursos de formação continuada para atuação no ensino remoto para os docentes participantes das pesquisas, estas formações se mostraram insuficientes para que os docentes pudessem efetivamente dominar os conhecimentos necessários para a efetiva prática docente no ensino remoto, contudo apesar dos desafios ocasionados pelas lacunas na formação, os docentes demonstraram dedicação para superar as dificuldades e conseguirem realizar o trabalho de forma remota.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Abia Lima de frança, Vanessa Cristina Meneses Fernandeshttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7966Estudo da relação nas Pesquisas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, livro didático de projetos integradores de ciências e documentos curriculares com foco na educação ambiental2023-07-15T17:33:46-03:00Elisângela Chitolina Beyerelisangela-cbeyer@educar.rs.gov.brRosangela Inês Matos Uhmannrosangela.uhmann@uffs.edu.br<p>A importância da Educação Ambiental (EA) diz respeito à qualidade de vida no planeta, consistindo na necessária mudança de atitudes da espécie humana no meio ambiente. Além disso, a EA tem papel importante e decisivo no debate das posições e formas de participação dos cidadãos. Nesse sentido, esta pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, teve por objetivo investigar as pesquisas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), os Livros Didáticos (LD) de Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) e os documentos curriculares oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio (RCGEM), buscando apresentar a inter-relação entre eles, com foco na EA. Nas pesquisas do IBICT, constatamos o predomínio da concepção Conservacionista de EA, e também que as pesquisas que abordam o LD apontam para a falta de temáticas ambientais. Já o estudo dos LD de Projetos Integradores apontou que estes apresentam projetos relacionados à EA, sendo um importante material didático para trabalhar a temática na perspectiva crítica, constituindo-se, assim, como um recurso para suprir a carência da EA nos documentos curriculares oficiais. No caso da BNCC, por exemplo, a EA é citada de forma transversal, uma única vez, se apresentando, portanto, de forma apagada nesse documento.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Elisângela Chitolina Beyer, Rosangela Inês Matos Uhmannhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/8385O Present Perfect Tense (PPT): interpretações sob o parâmetro do aprendiz de inglês falante do português brasileiro2023-10-25T11:02:38-03:00Giselle Ludkagiselle.ludka@ies.unespar.edu.br<p>O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar quatro possíveis leituras atreladas à estrutura do inglês conhecida como <em>Present Perfect Tense</em> (PPT). Sabemos que essa é uma das estruturas mais complexas da língua inglesa para aprendizes de inglês falantes do português brasileiro devido às suas diversas interpretações. Considerando a estrutura do inglês com sua contraparte morfológica no Português, o Pretérito Perfeito Composto (PPC), averiguamos que essas não possuem nem a mesma distribuição sintática nem a mesma semântica, embora tenham a mesma forma morfológica. Apresentaremos exemplos sob a ótica de quatro possíveis interpretações do PPT utilizando sentenças do inglês e do português brasileiro, com o intuito de demonstrar critérios de semelhanças e diferenças entre as duas línguas. As leituras vinculadas ao PPT balizam-se seguindo as teorizações e estudos de Comrie (1976), Palmer (1987), Klein (1992), Oliveira (2003, 2005, 2015), Kearns (2011), Molsing (2010, 2013) e Portner (2003), as quais nomeamos de (a): PPT de base empírica ou de experiência; (b): PPT resultativo ou de relevância atual; (c): PPT como expressão de passado recente; e (e): PPT como evento que persiste ou continuativo. Considerando a não equivalência semântica entre o PPT e o PPC, esses aprendizes acabam por utilizar outras estruturas do inglês, como por exemplo, o <em>Past Simple</em> e o <em>Present Simple</em>. A não correspondência entre estruturas morfologicamente semelhantes entre duas línguas é considerada, de acordo com Slabakova (2016) um gargalo (<em>Botleneck Hypothesis</em>), pois o aprendiz terá que compreender uma nova configuração gramatical na L2.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> <em>Present perfect tense</em>, Pretérito perfeito composto, Aquisição de L2, Semântica.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Giselle Ludkahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7835Atividades educativas lúdicas sobre água para alunos do Ensino Infantil2023-05-31T09:26:00-03:00Elizabeth Costa da Silvabethbop2007@yahoo.com.brPatricia Bilottapb.bilotta@gmail.com<p>Na história da educação infantil brasileira, a criança não era vista como um ser de direitos e protagonista da transformação social que se deseja para o futuro. O uso de recursos lúdicos para ensinar crianças no período infantil sobre a importância da preservação da água permite que a escola contribua significamente para o atendimento da Agenda 2030. Este artigo tem como objetivo identificar as práticas educativas inovadoras para tratar do tema água no ensino infantil, seus benefícios e limitações. A pesquisa envolve: (i) levantamento de literatura no Portal de Periódicos da Capes, sobre dinâmicas educativas lúdicas; (ii) análise de conteúdo (artigos, teses e dissertações); e (iii) sistematização dos resultados para alcançar o objetivo proposto. As principais atividades lúdicas são: desenho, leitura, confecção de terrário, infográfico animado, peça teatral, mural; porém eas apresentam benefícios e limitações no ensino sobre água (intelectualidade, comportamento, habilidade física, etc).</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Elizabeth Costa da Silva, Patricia Bilottahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7872Activity and consciousness: reflections on the teaching work from a cultural-historical perspective2023-12-18T08:31:31-03:00Paula Maria Ferreira de Fariapaula.pmff@gmail.comAna Carolina Lopes Venâncioanavenancio2704@gmail.comJuliana Corrêa Schwarzjulischwarz13@gmail.comDenise de Camargodenicamargo@gmail.com<p>O objetivo deste artigo, de caráter teórico, é refletir como a docência pode ser compreendida enquanto atividade de trabalho sob os referenciais da Psicologia Histórico-Cultural. Nessa perspectiva, enfatizam-se os conceitos de atividade e consciência; apresenta-se também uma breve discussão sobre a função psicológica do trabalho docente. Argumenta-se que a consciência do professor acerca de sua atividade de trabalho configura um importante instrumento que transforma as práticas docentes e reforça seu poder de agir no contexto situado da sala de aula. Conclui-se que a Psicologia Histórico-Cultural aporta significativas contribuições para a compreensão da atividade docente, configurando-se como uma abordagem que valoriza o caráter criativo e crítico da docência como ação consciente intencional, livre e transformadora das relações de trabalho e de vida para o professor.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Paula Maria Ferreira de Faria, Ana Carolina Lopes Venâncio, Juliana Corrêa Schwarz, Denise de Camargohttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7836Covid-19 e educação básica: como a pandemia afetou a forma e a qualidade do ensino no Brasil2023-07-02T13:18:24-03:00Josimar de Aparecido Vieirajosimar.vieira@sertao.ifrs.edu.brAdele Stein Kuhnadele.nmt@gmail.comLídia Paula Trentinlidiapaulatrentin@gmail.com<p>A declaração da pandemia da Covid-19 em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde e a crise sanitária que acometeu o mundo afetou não somente a saúde como também a educação, que, no Brasil, inicialmente passou por um período de pausa e após foi retomada de forma remota. Diante deste contexto, neste estudo são analisados aspectos relacionados com as condições de estudos de estudantes da educação básica durante a pandemia da Covid-19, com destaque para a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) e o processo ensino-aprendizagem que vem ocorrendo com a experiência de ensino remoto. Caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva, foi desenvolvido seguindo abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, constituída de livros, artigos de periódicos e com materiais disponibilizados na Internet com incidência em obras de autores que pesquisam sobre a temática. Na sua organização consta o percurso metodológico, na sequência são discorridas as seguintes categorias de análise: “estamos preparados para utilizar as TDICs?” e “o que aprendemos com a experiência de educação remota?”. Por fim, são apresentadas as considerações finais. Os resultados indicam, entre outras constatações, que as medidas de contenção da citada pandemia culminaram em acentuadas mudanças na rotina da população de modo geral e nela, dos estudantes e professores da educação básica.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Dr. Josimar de Aparecido Vieira, Adele Stein Kuhn, Lídia Paula Trentinhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/8278Uma revisão sistemática da literatura sobre círculos de cultura em educação em saúde2023-11-30T10:50:09-03:00Vil Dorneles Apratovil_aprato@proton.meLeandro Krug Wiveslwives@gmail.comCintia Inês Bollcintiaboll@gmail.com<p>Este artigo apresenta o resultado de uma Revisão Sistemática da Literatura sobre Círculos de Cultura em Educação em Saúde, considerando uma ótica freiriana na área.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Vil Dorneles Aprato, Leandro Krug Wives, Cintia Inês Bollhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7853A comunidade de investigação como educação democrática para Matthew Lipman2023-05-23T14:31:25-03:00Sandra dos Santos Alvessandra.dsalves@gmail.comDarcísio Natal Muraromurarodnm@gmail.com<p>Esta pesquisa se propõe a analisar o conceito de Comunidade de Investigação na perspectiva de Matthew Lipman. As experiências realizadas, em sala de aula, evidenciaram que a prática pedagógica segue o paradigma tradicional de transmissão de conteúdo de forma fragmentada. A ausência da experiência de Comunidade de Investigação, na escola e na esfera social e política do país, justifica a necessidade de pesquisar esta temática. A Comunidade de Investigação tem sido objeto de estudo de Matthew Lipman, que a concebe como uma prática de diálogo filosófico que problematiza a experiência do aluno e aprimora o pensar crítico, criativo e cuidadoso como condição para a formação democrática. Para aprofundar as concepções de Lipman e refletir sobre suas contribuições para repensar a educação neste contexto, a pesquisa pauta a seguinte questão: o que é a Comunidade de Investigação na perspectiva de Lipman? Como metodologia foi empregada a pesquisa de revisão bibliográfica a partir das principais obras de Lipman, seus colabores e pesquisadores desta temática. O trabalho tem como objetivo analisar a concepção de comunidade para compreender sua importância para o desenvolvimento de uma educação democrática na perspectiva de Lipman. Como resultado, o trabalho aponta para o potencial da Comunidade de Investigação filosófica para uma formação humana crítica, problematizadora, criativa, dialógica e democrática. Dessa forma, a Comunidade de Investigação filosófica pode transformar a prática tradicional conteudista, bem como preparar os estudantes para o enfrentamento das práticas autoritárias, fascistas e preconceituosas na sociedade.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Sandra dos Santos Alves, Darcísio Natal Murarohttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/8330Maternidade e cárcere: adversidades na manutenção do vínculo materno2023-11-30T10:47:39-03:00Juliana Wahlbrinkjulianawahlbrink.psicologia@gmail.com Eliana Perez Gonçalves de Mouraelianapgm@feevale.br<p>O encarceramento feminino no Brasil vem aumentando de forma vertiginosa, e suas consequências devem ser observadas, pois o sistema prisional é um ambiente que historicamente não foi projetado para mulheres. Desta forma, a presente pesquisa teve como objetivo identificar quais são as adversidades encontradas pelas mulheres privadas de liberdade na manutenção do vínculo materno. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, do tipo revisão de literatura narrativa. Dentre os resultados encontrados, foram verificadas diversas adversidades, tais como sensação de falhar como mãe, dupla punição pelo crime e pelo seu papel social de mãe que acaba por se limitar dentro do cárcere, juntamente com uma difícil escolha entre manter a criança dentro do ambiente prisional ou optar por passar o cuidado dessa criança a terceiros. Ambas as escolhas acarretam em uma série de preocupações e angústias para as mães e consequências para o desenvolvimento destas crianças. A conclusão do estudo foi de que não há unanimidade nesta decisão: algumas mulheres entendem ser melhor manter o filho consigo pois percebem que o rompimento do vínculo entre eles seria mais prejudicial, enquanto outras interpretam a separação como melhor escolha, a fim de possibilitar à criança um crescimento fora do ambiente penitenciário.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Juliana Wahlbrink, Eliana Perez Gonçalves de Mourahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7471Evasão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – um estudo exploratório 2023-10-22T18:49:38-03:00Lívia Mariusso Viturilivia.mariusso@hotmail.comJuceli Stela Volpatoju.s.v@hotmail.comMarcia Regina Royermarciaroyer@yahoo.com.brShalimar Calegari Zanattashalicaza@yahoo.com.br<p>A evasão universitária acontece desde o início das Instituições de Ensino Superior, no entanto, a recente pandemia causada pelo novo vírus Sars-Cov-2 pode ter influenciado as taxas de evasão já conhecidas. Estre trabalho investigou as taxas de evasão da Universidade Estadual do Paraná referente aos anos de 2018 a 2022. Os dados para análises foram obtidos dos dados divulgados pela Pró-Reitoria de ensino de Graduação da Unespar. Os resultados apontam que no ano de 2018 o número de evadidos foi de 1338, tendo o campus de Campo Mourão liderado com 257. No ano de 2019 a evasão aumentou em aproximadamente 21% e o campus de Campo Mourão continuou a liderar os índices. Em 2020 houve uma tendência de diminuição da evasão, aproximadamente 3,5% em relação ao anterior. Em 2021 a queda do número de desistentes continuou, mesmo em meio a pandemia. Em 2022, até o momento, ocorreu um aumento acentuado, aproximadamente 30%, na taxa de evasão. Não é possível intuir quais foram os motivos que justificam esta alta taxa de evasão. No entanto, apontamos a necessidade de que novas pesquisas possam ser conduzidas para que se possa compreender esta configuração. Diversos motivos podem ser destacados junto a pandemia, dentre elesa falta de acesso à internet, instabilidade econômica, falta de saúde, entre outros. Assim é possível consideramos que a pandemia não influenciou de certa forma a IES, visto que em 2020 e 2021 onde a pandemia estava no auge não houve aumento na evasão. </p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Livia, Juceli, Marcia Regina Royer, Shalimarhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7127Alfabetización: análisis de prácticas discursivas en situaciones de enseñanza2023-11-06T15:46:02-03:00Thiago Barbosa Soaresthiago.soares@mail.uft.edu.br<p><strong>Resumen: </strong>El objetivo principal de este artículo es presentar los desarrollos en torno a la lectoescritura como subsidiario del desarrollo de las prácticas lectoras que presuponen las actividades de escritura escolar, la conocida producción textual. Para ello, relevamos algunas concepciones históricas de la lectura y sus respectivas relaciones con la formación del lector, comparadas con ciertas concepciones presentes en los (PCN) de la Lengua Portuguesa (BRASIL, 1997), abordando la aproximación de la lectura y la escritura en su práctica. maneras de aprender. Para examinar interpretativamente algunas prácticas discursivas en una situación de enseñanza, se utiliza el Análisis del Discurso en relación con los efectos propuestos por determinadas actividades, con el fin de verificar cualitativamente cierta eficacia contextual de los usos más productivos en el aula. Aprovechamos el crecimiento histórico de la noción de alfabetización para llegar a la perspectiva de los géneros textuales desde los cuales el dominio de la producción e interpretación de textos, de diferentes normas, modalidades y registros puede ser una realidad en la enseñanza. Hecho esto, al final, sopesaremos el camino recorrido aquí, para comprender la contemporaneidad de ciertas prácticas discursivas en circunstancias de aprendizaje.</p> <p><strong>Palabras-claves:</strong> alfabetización, lengua, prácticas, discurso, enseñando.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Thiago Barbosa Soareshttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/8180BNC-Formação Continuada: diretrizes e tensões na formação continuada de professores no contexto educacional brasileiro2023-10-13T16:38:20-03:00Ricardo de Pauliricardodepauli@yahoo.com.brArleide Rosa da Silvaarosa@furb.br2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Ricardo de Pauli, Arleide Rosa da Silvahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7350Organic functions: ludicity as a learning facilitation tool2023-10-14T16:34:57-03:00Ingrid Beatriz Farias Cruz Senaingridb.sena@gmail.comAquila de Souza Nevesaquilaneves07@gmail.comAniele da Silva Neves Lopesaniele.neves16@gmail.comGustavo Frigi Perottigustavoperotti@ufam.edu.brGeone Maia Corrêageonemaia@ufam.edu.brPaulo José de Sousa Maiapmldcb@gmail.comJean Michel dos Santos Menezesjeanmichelsm@ufam.edu.brDominique Fernandes de Moura do Carmodominiquefmc@ufam.edu.br<p>The learning process can be more engaging and relaxed when instructional resources promoting these qualities, such as instructional games, are employed. Ludicity, i.e., the quality of being playful and enjoyable, can be much more than mere play; it can assist in the teaching and learning of the curriculum content. When alternative teaching methods are adopted, outcomes can exceed mere learning. They can also motivate students to participate actively in the teaching-learning process. In this context, the game “Unraveling Organic Functions” was conceived with the aim of facilitating student learning and retaining of organic functions and nomenclature of organic compounds by promoting student engagement. Based on traditional follow-the-path board games, “Unraveling Organic Functions” was employed as an instructional activity at a public school in Itacoatiara (AM), Brazil, as part of an intervention-research project of a qualitative nature. Data were collected by means of questionnaires responded by the participating students and teacher and pre- and post-intervention tests responded by the former. The results indicate that the participants found the experience engaging and enjoyable. They also suggest that the game in question facilitated learning and retaining of the aforementioned concepts and theories, thus corroborating the importance of including ludic classroom activities in the teaching-learning process.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Dominique Fernandes de Moura do Carmohttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7371 Análise sensorial: aplicação de uma sequência didática contextualizada no ensino de funções orgânicas2023-10-14T16:39:05-03:00Maria Luzineide Ribeiro dos Santosmaria.luzineide.mlr@gmail.comÍvina Thayná Miranda Trindadeivinamiranda.17@gmail.comElson Almeida de Souzaeasrosa@gmail.comPaulo José de Sousa Maiapmldcb@gmail.comJean Michel dos Santos Menezesjeanmichelsm@ufam.edu.brDominique Fernandes de Moura do Carmodominiquefmc@ufam.edu.br2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Maria Luzineide Ribeiro do s Santos, Ívina Thayná Miranda Trindade, Elson Almeida de Souza, Paulo José de Sousa Maia, Jean Michel dos Santos Menezes, Dominique Fernandes de Moura do Carmohttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7821Percepção dos Egressos do PPGE/UERN acerca dos impactos dos Eventos Científicos na Formação Docente 2023-08-04T16:44:06-03:00Felipe Augusto Marques de Freitasfelipe.freitas01@gmail.comMaria Juciana Pereira de Oliveira Gomesjuciana.biologia@gmail.comMaria da Conceição Costa conceicaocosta@uern.brKyteria Sabina Lopes de Figueredokyteria.figueredo@ufersa.edu.br<p>Os eventos científicos (EC) podem proporcionar possibilidades de integração entre os participantes em diferentes áreas do conhecimento, favorecendo o acesso a novas informações no processo formativo. Diante do exposto, este artigo teve como objetivo realizar um estudo acerca da relevância dos EC para a formação e a construção da identidade docente a partir da percepção dos egressos do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) do <em>Campus</em> avançado de Pau dos Ferros - CAPF/UERN. A metodologia foi desenvolvida por meio de um estudo de caso de natureza qualitativa com caráter exploratório, fazendo uso de recursos documentais, análise bibliográfica e questionário semiestruturado. Participaram desta pesquisa 20 egressos. Desse modo, os resultados sinalizaram que a participação em EC contribui para o desenvolvimento acadêmico e profissional, fortalecendo a construção da identidade docente a partir da troca de experiências e da socialização das pesquisas científicas. Ainda, de acordo com os relatos, mediante essa participação, é possível desenvolver novas habilidades e competências no processo formativo para o crescimento pessoal, assim como refletir sobre as próprias práticas docentes.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Felipe Augusto Marques de Freitas, Maria Juciana Pereira de Oliveira Gomes, Maria da Conceição Costa , Kyteria Sabina Lopes de Figueredohttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7855Dialogando com autores sobre o ensino de Física no Ensino Fundamental2023-12-18T08:30:36-03:00Joana de Moura Pasinattojoanapasinatto@hotmail.comRafaele Rodrigues de Araujoaraujo.r.rafa@gmail.com<p>Este estudo foi desenvolvido com o intuito de problematizar a formação dos professores de Ciências para o ensino de Física nos anos finais do Ensino Fundamental a partir de um diálogo com autores que discutem acerca do tema. Nesse sentido, a partir de uma revisão de literatura, apresentamos problematizações sobre a inclusão das disciplinas de Ciências e Física na Educação Básica, um diálogo dos documentos oficiais com o ensino de Física no Ensino Fundamental e discussões sobre a formação dos professores que atuam na disciplina de Ciências. Alguns aspectos que emergiram dessa pesquisa foi a presença marcante dos conceitos físicos nos documentos oficiais para o Ensino Fundamental, a interdisciplinaridade como possibilidade para abordar esses conceitos e também alguns fatores relacionados as dificuldades dos docentes que lecionam na disciplina de Ciências. Nesse estudo ficou evidente que essas dificuldades podem estar relacionadas a falta de domínio dos conteúdos, aos saberes a respeito da metodologia, a linguagem matemática, ao planejamento, a realização de experimentos, entre outros fatores. Dessa forma, se torna válido identificar, principalmente em relação aos professores que não possuem a sua formação inicial em Física, as suas dificuldades para abordar conceitos físicos na disciplina de Ciências.</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Joana de Moura Pasinatto, Rafaele Rodrigues de Araujohttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7861O acompanhamento pedagógico nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba: o que as orientações legais endereçam para o encontro professor-pedagogo?2023-12-18T08:30:57-03:00Tânia Mara Vitaczik Campanuccitamavica@gmail.comEder Paulo Pereira pereiraederpaulo@gmail.comMarilize Cristiane Nogas Pudelcomarilizenogas@gmail.com Luciane Ferreira Mocrosky mocrosky@gmail.com<p>Este artigo expõe um estudo qualitativo de orientação fenomenológica que buscou<br />compreender possibilidades para o encontro entre o pedagogo e o professor nas escolas da Rede<br />Municipal de Educação de Curitiba, guiado pela interrogação: ‘O acompanhamento pedagógico<br />nas escolas da RME de Curitiba: o que as orientações legais endereçam para o encontro professor<br />e pedagogo?’Os estudos realizados para este artigo se estabeleceram com base no caderno<br />pedagógico “Subsídios à Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas da RME”, de 2012, e<br />no Decreto n. 1313/2016, ambos instrumentos estabelecidos para a RME de Curitiba. Tais<br />documentos foram articulados ao Parecer CNE/CP n. 5/2005, à Resolução CNE/CP n. 1/2006 e<br />com autores que tematizam este assunto. Para explicitar as compreensões desta leitura<br />interpretativa compreensiva, nos valemos da hermenêutica. Assim, em movimentos de leitura,<br />compreensão, interpretação e comunicação do visto, constatamos não haver explicitamente<br />aberturas ao encontro entre pedagogo e professor, mas vislumbramos possibilidades pelo cuidado,<br />no estar junto com o outro, numa postura atenta de escuta</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Tânia Vitaczik Campanucci, Luciane Ferreira Mocrosky , Eder Paulo Pereira , Marilize Cristiane Nogas Pudelcohttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/8579Editorial2023-12-19T14:46:33-03:00Michele Schneidersensinoepesquisa.uv@unespar.edu.brEverton Greinensinoepesquisa.uv@unespar.edu.br2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Michele Schneiders, Everton Grein