Processos avaliativos em larga escala e suas implicações para o Ensino de Quí­mica

Autores

  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina Departamento de Quí­mica Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
  • Marinez Meneghello Passos Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1130

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação que teve como objeto de pesquisa questões de Quí­mica de alguns exames avaliativos, como o ENEM e o Vestibular. Para a realização de tal estudo procuramos levantar caracterí­sticas que permitissem estabelecer relações entre os tipos de questões e as concepções de ciência e de ensino, bem como as possí­veis implicações para o Ensino de Quí­mica. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que se fez uso dos procedimentos da análise de conteúdo para os encaminhamentos metodológicos. Mediante as análises pudemos evidenciar questões reprodutivas e produtivas nos dois exames, com predomí­nio da primeira categoria no Vestibular, exigindo dos estudantes memorização de fatos e nomes, definições e exemplos, caracterí­sticas coerentes com o modelo de ensino denominado por transmissão-recepção. Por sua vez, nas questões do ENEM, embora também constatada a presença de questões reprodutivas, houve predomí­nio de questões produtivas, caracterizadas por apresentarem algum contexto, proporem novas situações e relacionarem diferentes variáveis, aspectos enfatizados no modelo de ensino sócio-
-construtivista.

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Biografia do Autor

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina Departamento de Quí­mica Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Departamento de Quí­mica
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
e Educação Matemática

Marinez Meneghello Passos, Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

e Educação Matemática

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Publicado

2017-08-02