O que dizem os livros didáticos de Biologia sobre a experimentação?!...

Autores

  • Aline Teresinha Walczak Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Kélli Renata Corrêa de Mattos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.3.994

Resumo

No ensino de Ciências e Biologia, a experimentação pode ser uma ferramenta didática muito importante e válida, se bem contextualizada e articulada, pode gerar conhecimentos significativos nos processos de ensino e aprendizagem. Para isto, além de levar em conta o modo com que os experimentos estão inseridos nos livros didáticos, há necessidade de o professor saber articular as atividades dentro do processo de ensino, procurando ser simultaneamente um professor reflexivo e pesquisador, para assim, saber usar as ferramentas que o livro didático traz de maneira dinâmica e consciente, sem se prender apenas às propostas do livro. Tendo em vista esta perspectiva, realizamos uma pesquisa em 12 Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio (LDBEM), sendo ela do tipo análise documental. Identificamos e analisamos a maneira com que a experimentação está inserida nesses livros didáticos, tendo como resultado a observação de duas categorias diferentes de experimentação, sendo estas classificadas: como reproducionista (8:12) e investigativa (4:12), ponderando que, dentre outras coisas, a primeira torna o aluno um mero receptor do conhecimento e segunda, torna-o principal articulador do processo de investigação e construção do conhecimento. Observamos também que a ciência reproducionista ainda está muito presente nos livros didáticos utilizados para o ensino de Biologia, desencadeando com isso várias consequências significativas no que se diz respeito ao ensino, bem como no que se diz respeito às visões distorcidas de Ciência, sendo estas muito presentes em nosso cotidiano.

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Biografia do Autor

Aline Teresinha Walczak, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica de Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í  Docência - PIBID Ciênias Biológicas - CAPES/UFFS.

Kélli Renata Corrêa de Mattos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica de Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í  Docência - PIBID Ciênias Biológicas - CAPES/UFFS.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre e Doutor em Educação em Ciências

Professor Adjunto de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Biologia

Bolsista CAPES: Coordenador do Subprojeto PIBID Ciências Biológicas - CAPES/UFFS

 

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Publicado

2017-03-30