Concepções de professores de ciências e matemática sobre aspectos do processo avaliativo.

Autores

  • Edinalva Alves Vital dos Santos Universidade Federal de Campina Grande / Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
  • Larissa Amaro dos Santos Universidade Federal de Campina Grande / Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
  • Maria Valnice Medeiros Costa Universidade Federal de Campina Grande / Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
  • Nayara Tatiana Santos da Costa Universidade Federal de Campina Grande / Centro de Educação e Saúde
  • Luiz Sodré Neto Universidade Federal de Campina Grande Centro de Educação e Saúde Laboratório de Ensino de Microbiologia

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.979

Resumo

A avaliação no contexto escolar deveria ser uma prática diagnóstica, com finalidade de subsidiar o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para aprendizagem e desenvolvimento de habilidades das partes envolvidas. Entretanto, o que se vê na prática na maioria dos casos é aquela atividade direcionada apenas para a atribuição de notas aos alunos. Diante disto, o presente artigo objetivou analisar as concepções de professores de Ciências e Matemática de duas instituições públicas de Ensino Fundamental, sobre a prática avaliativa, bem como os critérios metodológicos utilizados pelos docentes para a verificação do processo de ensino-aprendizagem no espaço escolar. Como método para obtenção de dados, utilizaram-se questionários semiestruturados, contendo perguntas de caráter objetivo e discursivo. As questões abordaram as seguintes temáticas: avaliação e exame; instrumentos avaliativos; concepção de erro; correção de questões; processo avaliativo; e a concepção do termo avaliação. Os resultados do estudo apontam que alguns professores, ainda, permanecem com percepções equivocadas no que concerne a real finalidade da avaliação para o processo de ensino-aprendizagem, especialmente os da área de Ciências Exatas. Contudo, ao mesmo tempo em que há incoerência de alguns professores em relação ao termo avaliação, há também os que não só compreendem a finalidade do processo avaliativo, mas o praticam nas suas metodologias de ensino, buscando efetividade no processo educacional e possibilitando a construção e reconstrução a partir dos conhecimentos prévios de cada educando.

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Biografia do Autor

Luiz Sodré Neto, Universidade Federal de Campina Grande Centro de Educação e Saúde Laboratório de Ensino de Microbiologia

Ensino de Microbiologia

Ensino de Ciências

Ensino de Biologia

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Publicado

2016-11-17