O Saber-fazer na Formação de Professores para a Inclusão Escolar: um Levantamento Bibliográfico

Autores

  • Tamyris Proença Bonilha Garnica Universidade Estadual de Campinas.
  • Gabriela Castro Silva Cavalheiro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
  • Elaine Mussi Hunzecher Quaglio Departamento de Educação. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus Presidente Prudente.
  • Vera Lucia Messias Fialho Capellini Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.970

Resumo

Estudos que problematizam as dificuldades e os desafios atuais da escola pública brasileira têm apontado a formação docente como um dos aspectos emblemáticos na busca pela democratização e melhoria da educação. Nesse sentido, o presente artigo objetivou analisar em que medida a produção bibliográfica sobre a formação de professores, produzida a partir da implementação da Polí­tica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, tem problematizado a questão do saber-fazer docente no contexto da educação especial. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico em duas bases de dados: Periódicos da Capes e Scielo. Primeiramente, uma busca foi realizada por meio da combinação das palavras-chave "educação especial", "formação docente" , "formação de professores", "saber-fazer docente", "didática", "prática docente", "prática pedagógica", "práticas escolares inclusivas" e "práticas educacionais inclusivas". Em seguida, foram aplicados dois filtros sequenciais, encontrando-se dessa forma 31 artigos. Para discussão dos dados elaborou-se seis categorias: 1. Tipo de pesquisa e instrumentos de coleta de dados; 2. Lócus; 3. Ní­vel de ensino; 4. Participantes; 5. Público-alvo e 6. Foco da formação docente. Concluiu-se após a análise que apenas 10 deles realmente tratavam do saber-fazer docente; sendo que, de modo geral, não discutiam tal questão como objeto central de estudo; fato que aponta para a necessidade de ampliação do debate sobre o fazer docente para a construção de uma escola inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamyris Proença Bonilha Garnica, Universidade Estadual de Campinas.

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa "˜Diferenças e Subjetividades em Educação'.

Gabriela Castro Silva Cavalheiro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Cursa Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista, UNESP/Bauru-SP. Possui Mestrado em Matemática e Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo, USP/São Carlos-SP. É docente do quadro efetivo de servidores do Instituto Federal de São Paulo, IFSP/Araraquara-SP.

Elaine Mussi Hunzecher Quaglio, Departamento de Educação. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus Presidente Prudente.

Formada em ní­vel médio no curso Magistério no ano de 1990, Escola Estadual Christino Cabral. Graduada em Filosofia e Geografia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Especialista em Planejamento Educacional e Docência para o Ensino Superior (ESAB); Mí­dias na Educação (USP) e Docência em Filosofia (UNESP). Atua principalmente nos seguintes temas: eugenia, discriminação, higienismo, educação e mí­dias, mobilidade e educação, gamificação, atendimento educacional especializado, pedagogia hospitalar e avaliação escolar. Cursa Mestrado em Educação pela Faculdade de Ciência e Tecnologia - UNESP - Campus Presidente Prudente - Professora da Rede Publica do Estado de São Paulo e do Centro Universitário Claretiano. Tutora Nead/UNESP.

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores (nas modalidades presencial, semipresencial e EAD), prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Lí­der do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento e membro do Observatório Nacional de Educação Especial, ambos cadastrados no CNPQ. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenadora do Curso de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em ní­vel superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasí­lia, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015.

_______. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nos 1/1992 a 68/2011, pelo Decreto Legislativo nº 186/2008 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/1994. – 35. ed. – Brasí­lia: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012. 454 p. – (Série textos básicos; n. 67).

_______. Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei n. 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Polí­tica Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasí­lia, 21 dez. 1999. Seção 1, p. 10. Disponí­vel em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1999/decreto-3298-20-dezembro-1999-367725-normaatualizada-pe.pdf>. Acesso em 15 fev. 2016.

_______. Ministério da Educação e Cultura. CNE/CEB Resolução nº 02 – Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasí­lia: 2001.

_______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasí­lia: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 45 p. – (Série legislação, n. 118).

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Polí­tica Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasí­lia: MEC/SEESP, 2008.

_______. Parecer n. 17/2001. Sobre as diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasí­lia: MEC, 2001.

CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos "is". Porto Alegre: Mediação, 2004.

GIROTO, C. R. M.; CASTRO, R. M. de. A formação de professores para a educação inclusiva: alguns aspectos de um trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores da Educação Infantil. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 41, v. 24, p. 441-451, 2011.

GUASELLI, M. F. R. Formação de Professores para Educação Especial: Fronteiras entre a produção do ensino/pesquisa a prática na educação básica. Trabalho apresentado na IX ANPED Sul (Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul), 2012.

JESUS, D.M.; BARRETO, M.A.S.C.; GONCALVES, A.F.S. A formação do professor olhada no/pelo GT-15 - Educação Especial da Anped: desvelando pistas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marí­lia, v. 17, p. 77-92, ago./set. 2011.

MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 387-405, Dec. 2006. Disponí­vel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 21 jan. 2016.

MICHELS, M. H. O que há de novo na formação de professores para a Educação Especial? Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 40, p. 219-232, 2011.

MIRANDA, A. A. B. A prática pedagógica do professor de alunos com deficiência mental. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, 2003.

MIRANDA, Teresinha Guimarães; GALVíO FILHO, Teófilo Alves (org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.

MONTEIRO, A. P. H.; MANZINI, E. J. Mudanças de concepções de professores do ensino fundamental que receberam alunos com deficiência em sua classe. Revista Brasileira de Educação Especial, Marí­lia, v. 14, n. 1, p. 35-52, jan./abr. 2008.

PIMENTA, S.G. Formação de Professores – saberes da docência e identidade do professor. Revista Faculdade de Educação, São Paulo, v.22, n.2, p. 72-89, jul/dez 1996. Disponí­vel em: <http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579>. Acesso em: 28 jan. 2016.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crí­tica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SILVA, L. C.; RODRIGUES, M. M. Polí­ticas públicas e formação de professores: vozes e vieses na Educação Inclusiva. In: DECHICHI, C.; SILVA, L. C.; FERREIRA, J. M. (Org.). Educação Especial e Inclusão Educacional: formação profissional e experiências em diferentes contextos. Uberlândia, MG: EDUFU, 2011.

SILVEIRA, K. A.; ENUMO, S. R. F.; ROSA, E. M. Concepções de professores sobre inclusão escolar e interações em ambiente inclusivo: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, Marí­lia, v. 18, n. 4, p. 695-708, out./dez., 2012.

Downloads

Publicado

2016-11-17