Ensino de Biologia com situação problema sobre os biomas de mata atlântica e caatinga

Autores

  • Bernadete Fernandes de Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Hilda Helena Sovierzoski Universidade Federal de Alagoas- UFAL.
  • Mônica Dorigo Correia Universidade Federal de Alagoas/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.1.895

Resumo

O Ensino de Biologia pode se configurar no envolvimento do contexto através de situações problema, possibilitando a interação entre os pares na construção de sentidos e significados. Partindo dessa assertiva foi que esse estudo objetivou avaliar as situações problema, aplicadas em uma sequência didática, no Ensino de Biologia, para ampliar a percepção dos estudantes do 3ª série do ensino médio de uma escola pública de Palmeira dos Índios, Alagoas, sobre a importância das plantas tí­picas dos biomas de Mata Atlântica e Caatinga. Esta pesquisa se caracterizou de natureza qualitativa, com abordagem explicativa, baseada na pesquisa-ação, apresentou como instrumento de coleta à observação dos participantes nas aulas, registro das respostas as situações problema e a gravação em ví­deo das argumentações entre a professora e os alunos. Para a análise das respostas foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que as situações problema contribuí­ram para a ampliação das percepções dos estudantes sobre a importância das plantas tí­picas desses biomas, assim como se identificou as limitações conceituais dos estudantes, que se constituiu em variáveis consideradas no ensino de Biologia com esses biomas. Ademais, essa estratégia didática propiciou a inserção das concepções tí­picas do fazer Ciências.

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Biografia do Autor

Bernadete Fernandes de Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda do Programa de Pós Graduação no ensino de Ciências e Matemática /PPGCIM. Professora de Ciências e Biologia da rede muni9cipaç e estadual de Alagoas.

Hilda Helena Sovierzoski, Universidade Federal de Alagoas- UFAL.

ProfessoraDoutora da UFAL, do setor de Comunidades Bentônicas,Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) , COORDENAÇÂO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES),Coordenadora Adjunta dos Mestrados Profissionais - Área de Ensino.

Mônica Dorigo Correia, Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Profa. Titular Dra. Monica Dorigo Correia da UFAL, setor de Comunidade Bentônica (ICBS/LABMAR.

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Publicado

2017-04-19