Estudo cientométrico das publicações orais do Encontro Nacional de Pesquisa no Ensino de Ciências sobre o PIBID nos últimos cinco anos

Autores

  • THIAGO ARAUJO DA SILVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • Murilo Artur Araújo da Silveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Marly de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.893

Resumo

Analisa a produção cientí­fica publicada sobre o Programa de Iniciação à Docência nos anais dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) dos últimos cinco anos por meio do método cientométrico. Discute o PIBID a partir da sua contribuição para a formação dos participantes. O estudo cientométrico busca compreender as formas de produção e comunicação do conhecimento publicado por meio de itens bibliográficos. Os resultados mostram que os bolsistas são os sujeitos mais investigados nos trabalhos analisados; que os referenciais teóricos mais utilizados são os documentos oficiais do Governo Federal e os saberes docentes descritos por Maurice Tardif; que os artigos investigados trazem em sua maioria instrumentos e técnicas de natureza quase sempre qualitativa e que a área de Ciências Biológicas é a mais produtiva nos ENPEC do perí­odo analisado.

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Publicado

2016-11-17