O Pibid no atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência intelectual

Autores

  • Larissa Guadagnini Universidade Federal de São Carlos
  • Márcia Duarte Universidade Federal de São Carlos
  • Melina Thais da Silva Mendes Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1132

Resumo

As polí­ticas públicas que versam sobre a inclusão escolar, tem garantido o acesso dos alunos com deficiência na escola comum, contudo para que a permanência e apropriação de conhecimento seja garantida, muitas ações estão sendo empreendidas, dentre elas a oferta do atendimento educacional especializado (AEE) nas salas de recursos multifuncionais (SRMs). Os professores da educação especial que oferecem o AEE devem identificar, elaborar, produzir, organizar serviços e recursos pedagógicos, a fim de assegurar a estes alunos condições de acesso ao currí­culo, ou seja, criar mecanismos para sua aprendizagem, considerando as necessidades individuais. Assim, objetivou-se relatar e discutir as atividades realizadas por uma bolsista do Programa Institucional à Docência (PIBID) – Educação Especial em parceria com a professora regente do AEE, durante o segundo semestre de 2014, em uma escola de Ensino Fundamental da rede municipal da cidade de São Carlos-SP. Trata-se de um relato de experiência em que serão abordadas as caracterí­sticas do aluno com deficiência intelectual e as intervenções realizadas pela bolsista em parceria com a professora da educação especial. Como resultado considera-se que polí­ticas de iniciação à docência, voltadas para inclusão escolar, podem ser o diferencial no ensino dos conteúdos acadêmicos para os alunos com deficiência intelectual. O AEE deve não somente ir ao encontro as individualidades desses alunos, mas propor de forma prazerosa o acesso aos conteúdos escolares, de modo a despertar seu interesse nas atividades escolares.

Palavras-chave: Educação Especial, PIBID, Atendimento Educacional Especializado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Guadagnini, Universidade Federal de São Carlos

Programa de Pós Graduação em Educação Especial - PPGEEs

Márcia Duarte, Universidade Federal de São Carlos

Professora do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Psicologia

Melina Thais da Silva Mendes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Programa de Pós Graduação em Educação Especial - PPGEES

Referências

American Psychiatric Association (APA). DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatí­stico de Transtornos Mentais. 5ª ed. Porto Alegre, Artmed, 2014.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasí­lia, DF, 23 dez. Disponí­vel em: http://www.planalto.gov.br/. Acesso em: 01 jun. 2016.

________. Ministério da Educação. Polí­tica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Disponí­vel em: . Acesso em: 01 jun. 2016.

________. Portaria normativa nº 16, de 23 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í Docência. Diário Oficial [da] República Federativa da Brasil, Brasí­lia, 24 de dezembro de 2009. Seção 1, p. 92.

_____ . Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira – INEP . Resumo Técnico do Censo Escolar da Educação Básica 2014. Brasí­lia, DF, 2014.

FERNANDES, L. B; SCHLESENER,, A; MOSQUERA, C. Breve histórico da deficiência e seus paradigmas. Revista Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia, Curitiba v. 2-2011.

FERREIRO, E. Reflexão sobre alfabetização, 25.ed. São Paulo: Cortez, 2010

JANUZZI, G.M de. A educação do Deficiente no Brasil: dos primórdios ao iní­cio do século XXI. 3. Ed. São Paulo: Autores Associados, 2004. 211 p. (Coleção educação contemporânea).

MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 33 set./dez. 2006.

ROSSATO, S. M.; CONSTANTINO, E. P.; MELLO, S. A. O ensino da escrita e o desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual. Psicologia em estudo, Maringá, v.18, n. 4, 2013.

SANTOS, D. C. O Potenciais dificuldades e facilidades na educação de alunos com deficiência intelectual. Revista Educação e Pesquisa, vol. 38, n. 04, São Paulo, 2012.

SILVA, J. A. Os processos de leitura e escrita na construção do sentido. Revista Anápolis Digital, 2011. Disponí­vel em: http://www.anapolis.go.gov.br/revistaanapolisdigital/wp-content/uploads/2011/07/os-processos-de-leitura-e-escrita-na-construcao-de-sentido.pdf Acesso em 17/08/2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SíO CARLOS. Subprojeto De Iniciação A Docência no Curso de Educação Especial, 2014.

Downloads

Publicado

2017-08-02