POESIAS E NARRATIVAS NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS ARTESANAIS NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA - UNISINOS

Autores

  • Cláudio Marques Mandarino Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Elaine Evaldt Machado Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria de Educação
  • Cláudia Jaqueline Michel Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Graziela Steglich Fagundes Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Bruno Heinen Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Patricia Mor Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.3.683

Palavras-chave:

Poesias, Práticas Artesanais, Tornar-se Professor(a), PIBID Educação Fí­sica - Unisinos.

Resumo

O presente estudo trata de uma experiência pedagógica no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), que utilizou poesias e narrativas durante uma prática pedagógica com alunos do ensino médio. O seu objetivo principal é conhecer a potencialidade de uma estratégia de ensino que se utiliza de poesias e narrativas como um demarcador dos modos de ser e agir na docência da Educação Fí­sica. No corpo teórico, subsidiamo-nos da noção de experiência de Michel Foucault e Jorge Larrosa como matriz principal para organizar a nossa construção de identidade com saberes pedagógicos que oportunizam uma experiência com idas e vindas. Os caminhos investigativos da pesquisa são de cunho qualitativo, do tipo descritivo com análise documental. Estiveram envolvidos cinco bolsistas do PIBID – Educação Fí­sica, da Unisinos, e duas turmas de ensino médio de uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul. Analisamos poesias e narrativas sobre as aulas produzidas entre os meses de agosto e setembro de 2014 em decorrência da proposta pedagógica relacionada a um jogo de boliche e que ficaram arquivadas no PIBID – Educação Fí­sica. Os resultados da pesquisa foram baseados a partir do eixo da noção de experiência em que foram vinculadas duas categorias de análise: o tornar-se professor(a) e as práticas artesanais. Como considerações finais, o estudo evidencia os desafios que as condições de possibilidade do tornar-se professor(a) e as práticas artesanais são atravessados pela noção de experiência. Portanto, um professor(a) que utiliza práticas pedagógicas artesanais terá a oportunidade de se transformar e se tornar, na sua experiência, um professor(a) diferente daquele que vinha sendo antes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Marques Mandarino, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor da Unisinos

Professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Elaine Evaldt Machado, Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria de Educação

Professora de Educação Fí­sica

Cláudia Jaqueline Michel, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Acadêmica do Curso de Educação Fí­sica

Graziela Steglich Fagundes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Acadêmica do Curso de Educação Fí­sica

Bruno Heinen, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Acadêmico do Curso de Educação Fí­sica

Patricia Mor, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Acadêmica do Curso de Educação Fí­sica

Referências

BIESTA, G. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Tradução: Rosaura Eichenberg. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).

DAL"™IGNA, M.C.; FABRIS, E.H. Constituição de um ethos de formação no Pibid/Unisinos: processos de subjetivação na iniciação í docência. São Leopoldo: Revista da Educação Unisinos, 2015, v. 19, n.1, p.77-87, janeiro/abril 2015.

FABRIS, E.; DAL"™IGNA, M.C. Procesos de fabricación de la docência inovador em um programa de formación inicial brasileno. Bogotá. Pedagogí­a y Saberes: Universidade Pedagógica Nacional/Faculdad de Educación, 2013. v. 39. p.49-59

FOUCAULT, M. História da sexualidade: o uso dos prazeres. 11ª Ed. Rio de Janeiro, Graal: 2006.

___, M. Conversa com Michel Foucault. In: ______. Ditos & Escritos VI: Repensar a polí­tica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a.

___. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 20 Ed. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2010b.

GARRIDO, S.P. Formação de professores: identidade, e saberes da docência. In:___. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 9 Ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

JOST, F.; PEREIRA FILHO, E.S.; MANDARINO.C.M. Poesias e desenhos na Educação Fí­sica escola: uma prática inovadora. In: Anais... VII Congresso sulbrasileiro de Ciências do Esporte. Percursos e percalços do trabalho no lazer, no esporte e na escola: tensões e perspectivas em "tempos de megaeventos". Matinhos/PR: CBCE, 2014. acesso em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/7csbce/2014/paper/view/6047 (07/06/2015).

LARROSA, J. Tecnologias do eu e Educação. In: SILVA, T. T. O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes: 1994. p. 35-86.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, 2011.

OLIVEIRA, S. Tornar-se professor/a: matriz da experiência e processos de subjetivação na docência. São Leopoldo: Unisinos/PPG em Educação, 2015. [Tese de Doutorado].

MANDARINO, C.M. Experiência de si: A poesia e a narrativa como estratégias pedagógicas na educação fí­sica escolar. Santa Maria. Revista Kinesis; 2012a, p. 55 - 64.

___. Educação Fí­sica e poesia na escola: Dialogando uma experiência pedagógica com o livro Menino do mato, de Manoel de Barros. Cadernos de Formação RBCE, set. 2012b, p. 46-56.

MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. Em defesa da escola: uma questão publica. Tradução: Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).

EEEM EMILIO SANDER, Projeto Polí­tico-pedagógico. São Leopoldo. Estado do Rio Grande do Su/Secretaria de Educação/2ª CRE/EEEM Emí­lio Sander: 2001. [Documento institucional não-publicado].

PIBID/UNISINOS. Projeto Institucional. São Leopoldo, Unisinos/Pibid/Capes/DEB, 2014. [Documento institucional não-publicado].

PIBID/EDUCAÇíO FíSICA/UNISINOS. Por uma Educação Fí­sica Escolar que incentiva os conhecimentos, as atitudes e as habilidades nas culturas corporais de movimento: organização, sistematização e diálogo interdisciplinar em prol do exercí­cio de cidadania com educação, saúde e lazer. São Leopoldo, Unisinos/Pibid/Capes/DEB, 2014. [Documento institucional não-publicado].

SENNETT, R. O Artí­fice. 4. Ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Record, 2013.

SORRENTI, N. A poesia vai í escola: Reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p.114) Belo Horizonte. MG-2009.

Downloads

Publicado

2016-03-22

Edição

Seção

Documentos