OFICINA PEDAGÓGICA – APRENDENDO UM POUCO MAIS A PARTIR DE JOGOS E BRINCADEIRAS

Angeolaidi Lima Pereira, Mayla Thaissa Wesling, RENATI FRONZA CHITOLINA, Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber

Resumo


Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da realização da Oficina Pedagógica inserida por acadêmicas do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Instituição de ensino SETREM, a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelly Dahne Logemann, do município de Horizontina-RS e analisar as práticas e quais as possibilidades de retornos dessa oficina. Quanto à natureza é uma pesquisa aplicada objetivando a produção de conhecimento a partir da aplicação prática, ou seja, uma abordagem qualitativa, e por finalidade o procedimento técnico de pesquisa-ação, com subsídio teórico e com a experiência prática. Para embasar teoricamente nossa escrita, levamos em consideração alguns autores como VYGOTSKY (1998), WEISZ (2006), MARIA (2009) entre outros. Nesse sentido podemos perceber que esse estudo foi e está sendo de grande valia, pois nos proporcionou muitas reflexões e pesquisas.

Palavras-chave


Aprendizagem. Lúdico. Oficina Pedagógica.

Texto completo:

PDF

Referências


CANDAU, Vera Maria; PAULO, Iliana; ANDRADE, Marcelo; LUCINDA, Maria da Consolação; SACAVINO, Susana; AMORIM Viviane. 2013. Educação em Direitos Humanos e formação de professores (as). São Paulo. Editora Cortez. ISBN:978-85-249-2117-9.

MARIA, Vanessa Moraes; et al. 2009. A ludicidade no processo ensino- aprendizagem. Centro Universitário Augusto Motta. Vol.5.

WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Ática, 2006.

VYGOTSKY, Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7. Ed. São Paulo: Ícone, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.