Integrando curtas-metragens e a rede social Edmodo em aulas de língua espanhola: experiências de docência do PIBID

Higor Miranda Cavalcante, Greice da Silva Castela, Antonio Antunes Ferreira Filho

Resumo


Resumo: Esse texto tem por objetivo relatar a experiência de docência de dois acadêmicos do segundo ano do curso de Letras, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Espanhol, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). A oficina relatada abrangeu 4 dias de aula, totalizando 8 horas/aula, nos meses de junho e julho de 2015, e foi realizada em uma turma de nível 1 de Língua Espanhola de um Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) que funciona em um colégio da rede estadual de ensino, localizado em um bairro de periferia da cidade de Cascavel- Pr. A proposta da oficina era utilizar em aulas presenciais curtas-metragens, textos disponíveis na Internet que abordam a temática dos curtas-metragens escolhidos e intercalar discussões orais em sala com realizar a interação dos alunos por meio da rede social Edmodo, voltada para educação e interação de professores e alunos. A proposta está fundamentada em autores que discutem o uso do Edmodo na Educação, o uso de curtas-metragens no ensino e a utilização do computador em sala de aula. Constatamos que a elaboração e aplicação da proposta foi relevante tanto para os acadêmicos de iniciação à docência como para os alunos da escola.

 


Palavras-chave


Edmodo, Curtas-metragens, Língua Espanhola, PIBID.

Texto completo:

PDF

Referências


BOHN, Vanessa. As redes sociais no ensino: ampliando as interações sociais na web. Disponível em . Acesso em 08 de mar. de 2013.

CASTELA, Greice da Silva; GRANETTO, Julia. Letramento digital via web 2.0: o uso da rede social Edmodo nas aulas de língua espanhola. Revista SURES, Foz do Iguaçu, v.1, n. 4, p. 1-15, 17 jan. 2014.

CASTELA, Greice da Silva; BELONI, Wânia Cristiane. Jornal-laboratório: multiletramento e hipertextualidade. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasília, v. 5, n. 16, p. 51-66, jan./jan. 2015. Disponível em < http://www.fnpj.org.br/rebej/ojs/index.php/rebej/article/viewFile/376/247> . Acesso em 30 jun. 2015.

EFE. Mais de 4 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à internet. Info. 26 mai. 2015. Disponível em . Acesso em: 17 jul. 2015.

FUGIMOTO, Sonia Maria Andreto. O computador na sala de aula: o professor de Educação Básica e sua prática pedagógica. Maringá, PR: 2010. p.21-71.

GIANNINI, Edna de F. Santos. Edmodo Plataforma de Mídia Social desenvolvida para Professores e Alunos. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2015.

GONZÁLEZ, Leila Del Pozo; CASTELA, Greice da Silva. O uso de filme e curta-metragem na aula de E/LE: experiências do PIBID. Raízes e Rumos. Vol. 03, Nº 01, Rio de Janeiro, Jul. 2015. Disponível em < http://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/5107/4603> . Acesso em 10 jul. 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educativas e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

ONTORIA, Mercedes. El uso del cortometraje en la enseñanza de ELE. Revista redELE, nº 10, Fev. 2007, Ministerio de Educación, Cultura y Deporte de España. Disponível em Acesso em 10 mar. 2014.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola editorial, 2012.

TEIXEIRA, Gabriela Maria Guedes. As curtas-metragens nas aulas de ELE. Dissertação de Mestrado em Ensino do Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira nos Ensinos Básico e Secundário. Porto, Universidade do Porto, 2012. Disponível em . Acesso em 15 abr. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.