APROXIMAÇÃO ENTRE ARTE E MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jennifer Priscila Fagundes da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.663

Palavras-chave:

Arte, Matemática, Jogos, Geometria

Resumo

O presente relato traz a experiência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, alocados em uma escola estadual, no municí­pio de Novo Hamburgo/RS ao desenvolverem atividades em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental no primeiro semestre de 2015. A fim de aproximar conceitos matemáticos da experiência artí­stica e embasados na contribuição teórica de diversos autores, entre eles Macedo (1997) que destaca nos jogos a construção do conhecimento através da análise e do raciocí­nio e Vasconcellos (2000) que acredita ser uma proposta pedagógica de qualidade e mobilizadora se o educador na condição de articulador do processo de ensino-aprendizagem conhecer a realidade com a qual trabalha. Neste artigo será descrita uma sequência de construções artí­sticas realizadas com os alunos a partir do material pedagógico composto por mosaicos geométricos, sendo os resultados obtidos a partir dos relatos dos alunos e das reflexões dos bolsistas Pibid.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

D`AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade í ação: reflexões sobre educação e matemática. Campinas: Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 1986.

MACEDO, L., PETTY, A. L. S., & PASSOS, N. C. Aprender com jogos e Situações-Problema. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PIAGET, J e INHELDER, B. A representação do espaço na criança. Trad. B. M. de Albuquerque. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do Conhecimento em sala de aula. 11. ed. São Paulo: Libertad, 2000.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Documentos