APROXIMAÇÃO ENTRE ARTE E MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jennifer Priscila Fagundes da Silva

Resumo


O presente relato traz a experiência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, alocados em uma escola estadual, no município de Novo Hamburgo/RS ao desenvolverem atividades em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental no primeiro semestre de 2015. A fim de aproximar conceitos matemáticos da experiência artística e embasados na contribuição teórica de diversos autores, entre eles Macedo (1997) que destaca nos jogos a construção do conhecimento através da análise e do raciocínio e Vasconcellos (2000)  que acredita ser uma proposta pedagógica de qualidade e mobilizadora se o educador na condição de  articulador do processo de ensino-aprendizagem conhecer a realidade com a qual trabalha.  Neste artigo será descrita uma sequência de construções artísticas realizadas com os alunos a partir do material pedagógico composto por mosaicos geométricos, sendo os resultados obtidos a partir dos relatos dos alunos e das reflexões dos bolsistas Pibid.


Palavras-chave


Arte; Matemática; Jogos; Geometria

Texto completo:

PDF

Referências


D`AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. Campinas: Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 1986.

MACEDO, L., PETTY, A. L. S., & PASSOS, N. C. Aprender com jogos e Situações-Problema. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PIAGET, J e INHELDER, B. A representação do espaço na criança. Trad. B. M. de Albuquerque. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do Conhecimento em sala de aula. 11. ed. São Paulo: Libertad, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.