Atividade experimental no ensino de fí­sica: Uma ferramenta didática na aprendizagem de conceitos fí­sicos.

Autores

  • Guilherme Salgueiro Goulart Universidade Federal do Pampa
  • Camila Thomazi Ruviaro Universidade Federal do Pampa
  • Carlos Maximiliano Dutra Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.3.649

Palavras-chave:

Experimentação, Pibid, Fí­sica, Pressão atmosférica

Resumo

No presente trabalho relatamos o desenvolvimento e aplicação da atividade experimental "Ovo dentro da Garrafa" junto a estudantes no Ensino Médio através da metodologia de problematização, desenvolvida por um grupo de bolsistas ID do subprojeto Ciências da Natureza do PIBID da Universidade Federal do PAMPA – UNIPAMPA. Através da atividade desenvolvida verificou-se junto aos educandos a importância da experimentação como atividade transformadora de concepções em relação aos conceitos fí­sicos envolvendo a Pressão Atmosférica. Após o desenvolvimento da atividade verificou-se que os educandos conseguiram estabelecer uma melhor relação teoria-prática adquirindo uma maior compreensão em relação ao conteúdo trabalhado em sala de aula. Destacando a importância da realização de atividades experimentais no Ensino Médio que promovam o educando como sujeito do seu aprendizado e ativo no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Salgueiro Goulart, Universidade Federal do Pampa

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), tendo em sua formação docente as seguintes áreas do conhecimento: Fí­sica, Quí­mica e Biologia. Atuou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID - Ciências da Natureza Temas Transversais), edital 2009. Atualmente, é Bolsista PIBID (Ciências da Natureza - 2014), edital 2014, e participa como bolsista voluntário no projeto de pesquisa intitulado: "A História e Filosofia da Ciência na formação dos licenciados da área das Ciências da Natureza", cujo qual esta vinculado ao grupo de pesquisa intitulado NUEPEC (Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências), junto a FURG. Além disso, participa como integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Fí­sca (GEPEF), assim como, do Grupo de Investigação e Rede de Aprendizagem em Fí­sica e Astronomia (GIRAFAS).

Camila Thomazi Ruviaro, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana-RS (2012). Atuou como monitora do Laboratório Didático de Fí­sica na Formação de Professores em Ciências da Natureza . Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID) do subprojeto Ciências da Natureza 2014 e integrante do projeto de pesquisa História e Filosofia da Ciência na formação dos licenciados da área das Ciências da Natureza vinculado ao Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC/FURG). Também é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Fí­sica (GEPEF) e do projeto de extensão Experimente e Aprenda Fí­sica: Atividades Experimentais para Educação Básica - vinculado ao GEPEF.

Carlos Maximiliano Dutra, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Realizou pós-doutorado em Astronomia de 2001 a 2003 no Instituto Astronômico e Geofí­sico da USP. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde desenvolve pesquisa na área de Ensino de Astronomia; e é coordenador de área do subprojeto PIBID Ciências da Natureza da UNIPAMPA.

Referências

AZEVEDO, M.C.S. Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a Prática. In: Carvalho, A. M.P ( org). São Paulo: Pioneira Thomson Learninng. 2004. p.19-33.

BURCHARD, C. P.; SARTORI, J. Formação de professores de ciências: refletindo sobre as ações do PIBID na escola. 2º Seminário sobre Interação Universidade/Escola. 2º Seminário sobre Impactos de Polí­ticas Educacionais nas Redes Escolares, Santa Maria/RS, 25-29, 2011.

COLOMBO, A. A.; BERBEL, N. A. N. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, 2007.

JESUS, S. N. Estratégias para motivar os alunos. Porto Alegre: Educação. v. 31, n. 1, pp. 21-29.2008

REGINALDO,C.C; SHEID, N.J.; GÜLLICH, R.I.C. O Ensino de Ciências e a Experimentação. In Anaped Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, Giruá, p.1-13, 2012.

SACRISTAN, J. G. Consciência e Ação Sobre a Prática como Liberação Profissional dos Professores. In NÓVOA, António. Profissão Professor, Porto Editora, 2° Edição, 2008.

SHEPARDSON, D. P.; MOJE, E. B.; KENNARD-McCLELLAND, A. M. The impact of a science demonstration on childrens understading of air pressure. Journal of Research in Science Teaching, v. 31, n. 3, p. 243-58, 1994.

SILVA, C. da S. et al. O Saber Experiencial na Formação Inicial de Professores a Partir das Atividades de Iniciação í Docência no Subprojeto de Quí­mica do PIBID da Unesp de Araraquara. Quí­mica Nova na Escola. Vol. 34, N° 4, p. 189-200, 2012.

UHMANN, R. I. M.; KIEREPKA, J. S. K. Constituição da Formação do Professor a partir de uma Reflexão sobre o Uso da Experimentação em Ciências. 33° Encontros e Debates sobre o Ensino de Quí­mica. 2013.

VIEIRA, B. C. R. et al. A importância da Experimentação em Ciências para a Construção do Conhecimento no Ensino Fundamental. Enciclopédia Biosfera, Centro Cientí­fico Conhecer, Goiânia, v. 9, n. 16, 2013.

Downloads

Publicado

2016-03-22

Edição

Seção

Documentos