Atividade experimental no ensino de física: Uma ferramenta didática na aprendizagem de conceitos físicos.

Guilherme Salgueiro Goulart, Camila Thomazi Ruviaro, Carlos Maximiliano Dutra

Resumo


No presente trabalho relatamos o desenvolvimento e aplicação da atividade experimental “Ovo dentro da Garrafa” junto a estudantes no Ensino Médio através da metodologia de problematização, desenvolvida por um grupo de bolsistas ID do subprojeto Ciências da Natureza do PIBID da Universidade Federal do PAMPA – UNIPAMPA. Através da atividade desenvolvida verificou-se junto aos educandos a importância da experimentação como atividade transformadora de concepções em relação aos conceitos físicos envolvendo a Pressão Atmosférica. Após o desenvolvimento da atividade verificou-se que os educandos conseguiram estabelecer uma melhor relação teoria-prática adquirindo uma maior compreensão em relação ao conteúdo trabalhado em sala de aula. Destacando a importância da realização de atividades experimentais no Ensino Médio que promovam o educando como sujeito do seu aprendizado e ativo no processo de aprendizagem.


Palavras-chave


Experimentação; Pibid; Física; Pressão atmosférica

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, M.C.S. Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a Prática. In: Carvalho, A. M.P ( org). São Paulo: Pioneira Thomson Learninng. 2004. p.19-33.

BURCHARD, C. P.; SARTORI, J. Formação de professores de ciências: refletindo sobre as ações do PIBID na escola. 2º Seminário sobre Interação Universidade/Escola. 2º Seminário sobre Impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares, Santa Maria/RS, 25-29, 2011.

COLOMBO, A. A.; BERBEL, N. A. N. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, 2007.

JESUS, S. N. Estratégias para motivar os alunos. Porto Alegre: Educação. v. 31, n. 1, pp. 21-29.2008

REGINALDO,C.C; SHEID, N.J.; GÜLLICH, R.I.C. O Ensino de Ciências e a Experimentação. In Anaped Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, Giruá, p.1-13, 2012.

SACRISTAN, J. G. Consciência e Ação Sobre a Prática como Liberação Profissional dos Professores. In NÓVOA, António. Profissão Professor, Porto Editora, 2° Edição, 2008.

SHEPARDSON, D. P.; MOJE, E. B.; KENNARD-McCLELLAND, A. M. The impact of a science demonstration on childrens understading of air pressure. Journal of Research in Science Teaching, v. 31, n. 3, p. 243-58, 1994.

SILVA, C. da S. et al. O Saber Experiencial na Formação Inicial de Professores a Partir das Atividades de Iniciação à Docência no Subprojeto de Química do PIBID da Unesp de Araraquara. Química Nova na Escola. Vol. 34, N° 4, p. 189-200, 2012.

UHMANN, R. I. M.; KIEREPKA, J. S. K. Constituição da Formação do Professor a partir de uma Reflexão sobre o Uso da Experimentação em Ciências. 33° Encontros e Debates sobre o Ensino de Química. 2013.

VIEIRA, B. C. R. et al. A importância da Experimentação em Ciências para a Construção do Conhecimento no Ensino Fundamental. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, Goiânia, v. 9, n. 16, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.