A utilização de filmes nas aulas de matemática

Autores

  • Francilene Almeida Almeida Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.3.612

Palavras-chave:

cinema. Ensino da matemática. Aprendizagem

Resumo

O Presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do Subprojeto PIBID de Matemática da UFCG/CES com os alunos da turma do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto, localizada em Barra de Santa Rosa – PB. Tal trabalho tem por objetivo dinamizar o ensino de matemática através de sessões de filmes e ví­deos, proporcionando o debate de questões matemáticas presente no cotidiano dos alunos, tornando as aulas mais atrativas e prazerosas, facilitando assim, o ensino aprendizagem dos conteúdos. Através destas sessões incentivamos os alunos a produzirem textos curtos que resumissem os filmes aplicados nas aulas, de modo que os mesmos se sentissem estimulados a verem a matemática com um novo olhar, possibilitando assim, a diminuição na complexidade dos conteúdos abordados, o maior aprendizado por parte dos educandos e, por conseguinte, a diminuição do í­ndice de notas baixas.

Palavras-chave: Cinema. Ensino da matemática. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCAR, S. E. P. O cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialógica da disciplina história. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza – CE. 2007.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasí­lia: MEC, 1996. Disponí­vel em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>Acesso:10 de junho 2015

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 5aª 8aª séries: Matemática. Brasí­lia: MEC/SEF, 1998.

DUARTE, Rossália. Cinema & Educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2002.

MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina. Rio de Janeiro, Bertand,2006.

VIANA, Margen C e COELHO, Rosena M. Utilizando filmes na educação matemática. Anais do VIII Seminário Nacional de História da Matemática Rio Grande do Sul. 2010. Acessado em< www.pucrs.br/famat/viali/doutorado/ptic/aulas/.../810-3064-1-PB.pdf> Acesso: 04 de junho de 2015

SILVA, Ana Maria da. O ví­deo como recurso didático no ensino de matemática [manuscrito] / Ana Maria da Silva. - 2011.

SILVA, Beatriz N. S. Cinema e a sala de aula: um caminho para a formação. Revista espaço acadêmica. Fevereiro 2009.Disponí­vel em: http://www.espacoacademico.com.br/093/93silva.htm. Acessado em: junho de 2015

Downloads

Publicado

2016-03-22

Edição

Seção

Documentos