Climograma Lúdico: Proposta de Recurso Didático para o Ensino do Clima nas Aulas de Geografia

Autores

  • Vicente Pontes de Oliveira Neto Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Judite De Azevedo do Carmo Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Anderson Peretto Escola Estadual Coronel Antonio Paes de Barros

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.611

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, metodologia de ensino, práticas pedagógicas, PIBID

Resumo

O objetivo da Geografia escolar é contribuir para a formação do cidadão. Para tanto, se faz necessário considerar o aluno como sujeito do processo de ensino-aprendizagem, o saber cientí­fico precisa estar acessí­vel ao educando por meio de uma linguagem que ele entenda. Porém, a falta de conhecimento e insegurança dos professores em relação aos novos métodos de ensino, faz com que na atualidade ainda se encontre ações pedagógicas fundamentadas na Geografia tradicional, onde o professor proporciona um ensino baseado na mera transmissão de conteúdo. No ensino do clima é possí­vel identificar grandes dificuldades em tratá-lo de uma forma integrada ao cotidiano do estudante, bem como uma superficialidade em sua abordagem nos livros didáticos. Diante desta realidade, procurou-se por meio de revisão bibliográfica e observação do dia a dia de sala de aula em uma escola Estadual da cidade de Colider-MT, por intermédio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), apresentar o climograma lúdico como recurso didático para as aulas de geografia, por entender que este proporciona ao aluno transformar-se em protagonista do processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente Pontes de Oliveira Neto, Universidade do Estado de Mato Grosso

Acadêmico do curso de licenciatura em geografia da unemat, campus Colí­der, bolsita do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação í  Docência.

Judite De Azevedo do Carmo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduação, mestrado e doutorado em geografia pela UNESP-Rio Claro. Atualmente professora adjunto do curso de licenciatura em Geografia da UNEMAT-Colí­der.

Anderson Peretto, Escola Estadual Coronel Antonio Paes de Barros

Graduação em geografia pela UNEMAT-Cáceres e mestrado em Geografia pela UFMT.

Referências

AYOADE, J. O. Introdução í climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

BARBOSA, J. P. M.. Utilização de método de interpolação para análise e espacialização de dados climáticos: o SIG como ferramenta. Caminhos de Geografia Vol.9, n. 17, 2006, p. 85 – 96. Disponí­vel em <http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/viewFile/15274/8575>. Acesso em: 15.jun.2015.

CALLAI, H. C. Estudar o Lugar para compreender o Mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KARECHER, N. A. (Orgs.). Ensino de Geografia- práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Editora Mediação, 2006.

CAVALCANTI, L. S. Ensinar Geografia para a autonomia do pensamento: o desafio de superar dualismos pelo pensamento teórico crí­tico. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 1, 2011, p. 193-203. Disponí­vel em: <http://anpege.org.br/revista/ojs-2.2.2/index.php/anpege08/article/viewFile/157/RAE16>. Acesso em: 15.maio.2013.

CHRISTOPHERSON, R. W. Geossitemas uma introdução í geografia

fí­sica. Porto alegre: Bookman, 2012.

FIALHO, E. S. Climatologia: ensino e emprego de geotecnologias. Revista brasileira de climatologia. Curitiba-Paraná, 13, 2013. p. 32 - 33.

LIMA, R. P. S. Utilização de meios áudio visuais no ensino de geografia: .uma abordagem nos estudos de climatologia. Só Pedagogia. Disponí­vel em: . Acesso: 15.fev.2014

MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: oficina de textos, 2007.

MIRANDA, S. L. O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de Geografia: contribuição para uma Geografia escolar crí­tica. 2005. 162f. Tese (Doutorado em Geografia) -Instituto de Geociência e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista – UNESP , Rio Claro, 2005.

OLIVEIRA, L. A. M.; SILVA, M. F. P. Prática de Ensino no Ensino Médio: clima e cotidiano do aluno. In: Encontro nacional de Prática do ensino de geografia. Porto Alegre. 2009.

PEREIRA GARRIDO, M. La espesura del lugar: reflexiones sobre el espacio em el mundo educativo. Santiago de Chile: Universidad Academia de Humanismo Cristiano, 2009.

PERRENOUD, P. Construir competências desde a escola. Tradução: Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1999.

STRAFORINI, R. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Documentos