COMPREENSÃO LEITORA DE TEXTOS NARRATIVOS LITERÁRIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Letícia Martins dos Santos, Patrícia dos Santos Moura

Resumo


Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a compreensão de textos narrativos literários em crianças de três a quatro anos de idade em práticas escolares de letramento. A motivação para a elaboração deste trabalho deu-se a partir das minhas vivências no subprojeto Pibid Pedagogia (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) – área Letramento e Educação Infantil, que é realizado em três escolas municipais desta etapa da Educação Básica, na cidade de Jaguarão. Realizo minhas intervenções em uma turma de Pré I, com crianças de três a quatro anos.  A metodologia deste trabalho é de inspiração etnográfica, a partir dos estudos de Graue e Walsh (2003) sobre abordagens investigativas qualitativas, as quais os autores preferem caracterizar como interpretativas. Durante o processo investigativo, foram realizadas sessões de leitura coletivas e individuais, sendo estas últimas analisadas mais especificamente. A partir dessa pesquisa, percebi que a aproximação da literatura à escola de Educação Infantil promove aprendizagens diversas acerca da leitura, como ampliação de vocabulário, reconhecimento e uso de entonação própria de textos literários, compreensão da estrutura de enredos das histórias e formação de comportamentos leitores em crianças que ainda não leem convencionalmente.


Palavras-chave


Educação Infantil;Letramento Literário;Leitura

Texto completo:

PDF

Referências


BRANDÃO, Ana Carolina Perussi; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetizar e letrar na Educação Infantil: o que isso significa? In: BRANDÃO, Ana Carolina Perussi; ROSA Ester Calland de Sousa (org). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

BRANDÃO, Ana Carolina Perussi; ROSA, Ester Calland de Sousa. Brincando, as crianças aprendem a falar e a pensar sobre a língua. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perussi; ROSA Ester Calland de Sousa (org). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

BRANDÃO, Ana Carolina Perussi; ROSA, Ester Calland de Sousa. Entrando na roda: as histórias na Educação Infantil. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perussi; ROSA Ester Calland de Sousa (org). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

COELHO, Silmara. O Processo de Letramento na Educação Infantil. Pedagogia em ação, v.2, n.2, p. 1-117, nov. 2010 - Semestral.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: Teoria e Prática. São Paulo: Contexto,2011.

GRAUE, Elizabeth M; WALSH, Daniel J. Investigação Etnográfica com Crianças: Teorias, Métodos e Ética. Lisboa: Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

LIMA, Regina d. S. Letramento literário e visual : narrativas orais infantis através da leitura de imagens.Trabalho de Conclusão de Curso.UFRGS, Porto Alegre, 2010. 51 p.

MELLI, Glaucia . C. S. Letramento Literário: Caminhos e Desafios para a formação de Pais Leitores. Dissertação de Mestrado. Universidade de Taubaté, São Paulo, 2012.164 p.

PAES, Dienifer Oliveira. Contribuições da hora do conto para a formação de comportamentos leitores na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso. Unipampa, Jaguarão, 2014. 21 p.

PINHO,Patrícia Moura. Alfabetizar letrando ou letrar alfabetizando?Revista Trajetória Multicursos. Anais do XVIII do Fórum Internacional de Educação. Volume 5.Agosto de 2014.

PRIETO, Heloisa. O Super-Herói e a Fralda. São Paulo: Ática, 2009.

SARAIVA, Livraria. Sinopse do livro Super-Herói e a Fralda. Disponível em: http://www.saraiva.com.br/o-super-heroi-e-a-fralda-conforme-o-novo-acordo-ortografico-col-jo-ken-po-2637180.html. Acesso em: 15/06/2015.

RODRIGUES, Telma M. de S. A compreensão de textos narrativos com crianças de 05 a 06 anos. Monografia de Especialização. Recife: FUNESO,1999.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

SOUZA, Renata J; COSSON, Rildo. Letramento Literário: Uma proposta para a sala de aula.Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de Graduação U58c Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos / Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de Graduação; Universidade Virtual do Estado de São Paulo. – São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.